Projeto do senador Alessandro garante medicamento a pacientes transplantados pelo SUS

Redação, 04 de Janeiro , 2021

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou Projeto de Lei que garante o direito ao fornecimento contínuo de medicamentos a todos os pacientes transplantados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta de Alessandro determina que o SUS disponibilize todos os medicamentos imunossupressores necessários para a realização de transplantes de tecidos, órgãos e partes do corpo humano.

“Sabemos que esses medicamentos são fundamentais  para o sucesso do procedimento, haja vista que impedem fenômenos imunológicos como a rejeição do órgão transplantado ou a doença enxerto versus hospedeiro, no caso dos transplantes de medula óssea. Ou seja, a indisponibilidade da terapia imunossupressora coloca em risco o sucesso do tratamento e, por conseguinte, a vida do paciente”, justifica o parlamentar sergipano.

Vieira lembra que, em geral, os transplantes de órgãos, células e tecidos são a última opção terapêutica de pacientes com afecções graves como, por exemplo, insuficiências renal, hepática e cardíaca, doenças da córnea e doenças hematológicas. Para o senador, “além do sofrimento decorrente de suas doenças, os pacientes enfrentam momentos de grande angústia na fila do transplante à espera de um doador imunologicamente compatível, além da expectativa de se submeteram a uma cirurgia de grande porte, com risco de complicações de natureza complexa e potencialmente graves”.

O senador afirma ainda que, “como se toda a situação não bastasse, a imprensa tem reportado repetidamente sobre a indisponibilidade, no Sistema Único de Saúde (SUS), das imunossupressoras necessárias para o controle dos pacientes em fase de pós-transplante. Pelas notícias veiculadas, isso tem ocorrido em várias unidades da Federação”.

Segundo Alessandro, “é necessária e urgente a atuação do Parlamento para assegurar aos pacientes do sistema público de saúde o pleno acesso a esses medicamentos”.

Transplantados de Sergipe

No início de dezembro de 2020, o senador Alessandro Vieira intercedeu junto ao Ministério da Saúde (MS) solicitando medidas urgentes para a regularização do fornecimento de medicamentos imunossupressores de uso contínuo para pacientes submetidos à cirurgia de transplante de órgãos em Sergipe.

“Depois de um longo período de espera, o remédio finalmente chegou no dia 23. Foi um presente de Natal para a gente”, comemora Elves Cavalcante, integrante da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese). Ainda segundo ele, no dia seguinte o remédio já começou a ser distribuído para os pacientes. “Recebemos a informação no dia 23 à noite através de uma mensagem da Case. No outro dia os motoboys começaram a entregar a medicação”, diz Elves.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc