Vidas transformadas pela música

Redação, 16 de Janeiro , 2021 - Atualizado em 16 de Janeiro, 2021


Já se imaginou mudando de carreira para seguir um sonho? Foi o que aconteceu com o Laedson Souza, de 21 anos, que trancou a faculdade de Engenharia Mecânica para cursar Licenciatura em Música. O jovem músico e Luthier, desde criança aprendeu a tocar instrumentos, mas foi na Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC), localizada no município de Itabaiana, que expandiu sua vivência musical e decidiu que é este o seu caminho.

Em 2017 ele ingressou na instituição para aprender baixo acústico e em 2018 começou a dar aulas de violão na mesma instituição. Além de tocar violão, baixo acústico, guitarra, flauta doce, contralto e soprano, Ukulele, baixo elétrico e cantar, o jovem também se tornou instrutor do laboratório de Lutheria, onde ensina a construção, reforma e manutenção de instrumentos de corda.

Para Laedson, a música é a grande responsável pela pessoa que ele se tornou. “Quem me conhece sabe que a música nunca desliga em mim, tudo é musical, esse pensamento/atitude é fruto da sensibilidade humana que a música me deu, essa para mim é uma das coisas mais lindas que ganhamos ao estudar e, principalmente, ao buscar entender o que é a música”, relata.

Clariskennedy dos Santos Monteiro, de 22 anos, também teve sua vida transformada pela música, por meio da Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE). O violoncelista mora no Bairro Santa Maria, em Aracaju, ingressou na OJSE aos 15 anos eaos 18 foi convidado para ser instrutor, função que exerce até hoje. Ele conta que repassar os ensinamentos que recebeu é ter a oportunidade de manter acesa a chama da esperança no coração de cada criança e jovem do projeto.

“Hoje posso dizer que a música é a minha profissão. A música mudou minha carreira profissional. Meu objetivo era ser professor de Física, sempre gostei de ensinar, mas nada tem como competir com a música. E ter o privilégio de poder ensinar a coisa que mais amo na vida e viver disso é realmente um sonho. Hoje tenho uma carreira profissional muito mais elaborada e direcionada e devo isso aos meus estimados professores que têm me mostrado incríveis possibilidades de uma vida profissional na música”, descreve.

É por acreditar em sonhos como os de Laedson e Clariskennedy que a Energisa Sergipe, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, renovou o apoio a esses dois importantes projetos musicais sergipanos - Orquestra Jovem de Sergipe e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, para 2021. “É muito gratificante constatar que conseguimos ajudar a fazer a diferença na vida dos nossos jovens. Apesar de um 2020 difícil, estamos mantendo o nosso compromisso e renovando para 2021, o apoio financeiro destes importantes programas culturais que, muito contribuem para a ascensão social dos jovens sergipanos. Acreditamos que a música tem o poder de transformar a vida tanto dos alunos, quanto de suas famílias e de quem os ouve tocar”, afirma o Diretor-Presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais.

 

Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC)

Este já é o segundo ano que a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, recebe o incentivo da Energisa Sergipe. Em atividade desde 1745, a instituição vai iniciar as atividades em 2021 com 460 alunos no município de Itabaiana.

Para o presidente e um dos maestros da Filarmônica, Valtênio Alves de Souza, a renovação do patrocínio da Energisa significa a manutenção das atividades para o ano 2021. “A SFNSC é um patrimônio cultural que completou 275 anos de existência em 2020, com 361 alunos em atividades nos seus diversos grupos. Graças ao apoio e patrocínio da empresa Energisa, vamos abrir mais 100 vagas para oportunizar mais crianças na inclusão social por intermédio da música”, conta.

A SFNSC, por meio do processo de musicalização, oferece aos alunos aulas de vários instrumentos como flauta doce, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo, trompete, clarinete, saxofone, tuba, entre outros. Priorizando a matrícula de alunos na faixa etária de 7 a 14 anos, a Filarmônica oferece três etapas de aprendizado até chegar aos grupos com maior desenvolvimento musical da Instituição: Orquestra Sinfônica de Itabaiana e Banda Sinfônica. Atualmente, as suas instalações são: Instituto de Música M° João de Matos, sede administrativa com um cinema e o Museu da Música de Itabaiana. Além disso, disponibiliza aulas de Lutheria, onde os participantes aprendem a arte da manutenção e confecção de instrumentos de corda.

Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE)

Fundada em 2014, a Orquestra Jovem conta com o apoio da Energisa desde o início do projeto e atualmente possui 160 alunos, com previsão de ampliação para 250 este ano. A instituição se tornou um instrumento de desenvolvimento social e profissional para jovens dos Bairros Santa Maria e 17 de Março, em Aracaju, pois, impulsiona também a educação.

“O apoio da Energisa, que na verdade é a nossa maior e mais fiel garantia para a execução do Projeto, é de importância ímpar, pois é devido a esse patrocínio, desde nosso primeiro ano, que conseguimos viabilizar toda estrutura de profissionais e insumos para a manutenção da Orquestra e seu pleno exercício. É com esse apoio que podemos atingir nossos objetivos, que é dar aula, formar os alunos e alunas e através disto ampliar suas perspectivas de cidadania. Com a renovação desse apoio, o projeto será ampliado e melhorado, com a aquisição de novos instrumentos”, ressalta Eder Getirana, coordenador geral da Orquestra Jovem.

A Orquestra oferece aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão, flautas e teoria musical, com aulas individuais e em grupo, de segunda a sábado, em três núcleos diferentes: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Espaço Cuidar e no Instituto Rahamim, todos localizados no bairro Santa Maria. Além de proporcionar formação em música clássica, o projeto conta também com um Programa Extracurricular de Incentivo à leitura e empréstimo de livros.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc