De férias na pandemia Veja atividades para fazer com a família em casa

Jose Costa, 17 de Janeiro , 2021

Devido às restrições da quarentena, muitos programas habituais do final do ano foram impossibilitados ou têm limitações; veja dicas de como se divertir com parentes sem sair de casa

 

De férias na pandemia? veja atividades para fazer com a família em casaAlém das brincadeiras tradicionais, pais e filhos podem compartilhar momentos com diversas atividades, como culinária, artes ou atividades físicas (Foto: Mateus Dantas em 29-04-2017)

 

Com o fim do ano, recessos nas empresas e férias escolares costumam trazer a opção de realizar atividades com a família, como passeios ou compras de Natal. Devido à pandemia de coronavírus, no entanto, muitas dessas alternativas ficaram impossíveis ou severamente limitadas. Projetos como o Viva o Parque, que oferecia atividades de esporte, cultura e lazer em áreas verdes, foram suspensos em atendimento ao Decreto especial de fim de ano. Cinemas, exposições e equipamentos culturais têm horário de funcionamento restrito e capacidade de público reduzida.

 

Uma opção é desenvolver programas para realizar em casa. Com a quarentena, pais que adotaram o home office e crianças se viram obrigadas ao ensino à distância. Esse novo arranjo tornou o convívio dentro do lar muito mais constante. Por isso, algumas das ideias apresentadas podem não ser novidade. No entanto, é possível trabalhar alternativas para garantir momentos de lazer e diversão em família e com segurança. Confira abaixo:

 

Que tal todo o mundo botar a mão na massa... Literalmente? Aproveite o tempo disponível para tirar do papel aquela receita que está há anos anotada no livro, testar novas variações de pratos conhecidos ou realizar experimentos como preparar pizza em casa do zero - inclusive massa e molho. Momentos culinários em família podem ser muito divertidos e com um final delicioso!

 

Exercícios físicos em família e dentro de casa

Manter a forma com academias fechadas e exercícios ao ar livre proibidos foi um desafio para muitas pessoas em 2020. Com a reabertura econômica, essas limitações se tornaram menores, mas muitas pessoas ainda têm receio de voltar a estes ambientes. Uma alternativa é realizar atividades físicas em casa - não por acaso, aplicativos com esta finalidade se tornaram muito populares desde o início da quarentena. Juntando a família inteira, é possível estimular a criação de hábitos saudáveis e, para as crianças mais ativas, os pais também podem se beneficiar com o gasto de energia promovido.

 

Para famílias que moram em apartamentos ou casas menores, as pedidas são atividades que exigem pouco espaço. Ioga, jogos de mímica, sessões de dança... Basta afastar um pouco os móveis e usar a imaginação. Quem tem casa com quintal ou mora em prédios com espaços comuns mais equipados, atividades como corrida/caminhada, jogos com bola, e até natação - se a estrutura existir - podem ser boas pedidas. Para todos os casos, aplicativos de exercícios, ou playlists no Youtube criadas por profissionais de educação física, também são alternativas viáveis.

 

Aprender algo novo em família na quarentena

Chegou a virar meme: a quantidade de brasileiros que se arriscaram na panificação caseira durante a quarentena foi imensa - "pão caseiro", "pão doce" e "pão recheado" estão entre as receitas mais pesquisadas no Google em 2020 no País. Mas há muitas outras coisas que podem ser aprendidas em família - mas sem desmerecer as receitas!

 

Uma é aprender um novo idioma. Diversos aplicativos, como Babbel, Duolingo ou Busuu auxiliam nas questões de gramática e conversação, enquanto serviços de streaming, tanto de filmes e séries quanto de músicas, podem ajudar na ambientação com a cultura de diferentes países. Para fechar, que tal reservar uma hora por semana em que toda a família deve falar somente no novo idioma, para que todos treinem juntos?

 

Atividades artísticas em família na quarentena

Outra realização muito comum na quarentena de várias pessoas foi trabalhar atividades artísticas. Além de servir como aprendizado e passatempo, as artes podem criar um momento lúdico em família e, quem sabe, descobrir um talento a ser lapidado entre pais e filhos.

 

Tocar música pode ser uma boa pedida. Para quem não pretende seguir carreira artística e quer apenas aprender o básico, há diversos vídeos no Youtube ensinando desde o princípio diversos instrumentos. A família pode se aventurar em formar uma banda amadora para animar os momentos tediosos, ou todos podem tentar aprender o mesmo instrumento e trocar experiências.

 

Outra atividade que pode gerar aprendizado, experimentação e momentos muito divertidos é aprender novas técnicas de fotografia. Há uma grande variedade de vídeos ensinando como utilizar desde as lentes mais simples de celular (que atualmente chegam a ter diversas lentes) até equipamentos profissionais - afinal, como se diz no jargão dos fotógrafos, a melhor câmera é a que está com você. É possível aprender também noções de composição, luz e sombra, enquadramento, e outros conteúdos do tema.

 

Para reunir a família, a sugestão é realizar exercícios como testar poses, experimentar novos arranjos de luz, ou mesmo brincar com elementos de casa - usar o fundo de um copo sobre a câmera pode dar uma distorção estilo "olho de peixe", enquanto enrolar um saco plástico ao redor da lente (mas não à frente dela) causa um desfoque interessante nas bordas da imagem. Uma pessoa pode ficar como fotógrafo e as outras como modelo, e depois trocar os papeis.

 

Desenho e pintura também são ótimas maneiras de desenvolver o olhar artístico. Seja em estilo livre, com lápis, pincel, tintas e papel, seja com técnicas mais profissionais e aulas por vídeo, desenhar e pintar podem ser atividades que reúnem a família para exercitar a criatividade e compartilhar bons momentos.

 

É possível, ainda, descobrir novos modos de explorar a leitura de livros. Para quem tem filhos menores, que tal dar uma turbinada naquela típica atividade de ler histórias de dormir e trabalhar encenações dos livros com objetos de casa? Uma toalha pode virar capa de herói, uma vassoura se tornar um cetro de mago, e um escorredor de macarrão se tornar uma coroa.

 

Quem tem filhos mais velhos pode trabalhar outras possibilidades. Que tal um clube do livro em casa? Com histórias curtas, é possível cada pessoa da família ler em um dia, e semanalmente se reunem para discutir a obra. Se as crianças tiverem muito interesse por literatura, é possível também estimulá-las a criar as próprias histórias e compartilhar com a família. Vai que surge um novo escritor nessa brincadeira?

 

Créditos :  O Povo Online

 

Fonte: https://revistanovafamilia.com.br/de-ferias-na-pandemia-veja-atividades-para-fazer-com-a-familia-em-casa - Rick SouzaRick Souza

O que você está buscando?