FPA pede transparência e comunicação da FUNCAP e FUNCAJU

Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe pede transparência e melhora na comunicação da FUNCAP e FUNCAJU sobre aplicação de editais da Lei Aldir Blanc.

Redação, 18 de Janeiro , 2021 - Atualizado em 18 de Janeiro, 2021


Desde o lançamento dos editais de prêmio da Lei Aldir Blanc, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP) e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) demonstraram despreparo tanto em lidar com o setor cultural quanto com a verba emergencial destinada a ajudar os e as trabalhadoras da cultura brasileira, que em muitos casos, como aconteceu com a maioria dos e das profissionais do audiovisual, foram impossibilitados de trabalhar devido a pandemia da Covid-19.

O despreparo resultou em diversos problemas, como editais mal escritos, cheio de aberturas a interpretações diversas; falta de comunicação e transparência com os e as contempladas nos editais; pedido irregular de envio da nota de pagamento antes do recebimento do valor; convocação para assinatura de contrato presencial com aglomeração; atraso no pagamento de diversos projetos selecionados, que ainda não receberam o valor correspondente; entre outros.

Todas essas dificuldades apresentadas pela FUNCAP e FUNCAJU criam um ambiente de tensão entre os e as trabalhadoras da categoria, gerando dúvidas e estresse desnecessários, além de um permanente estado de alerta para não perder o recurso financeiro nem se prejudicar na prestação de contas.

Apesar de estarmos representando o setor audiovisual, vale ressaltar que essa situação é sentida por várias outras áreas e profissionais da cultura. A situação atual é o reflexo de uma política de balcão que, ao só atender os pedidos de apadrinhados, nunca soube lidar com a pluralidade nem dimensão das possibilidades culturais que seu povo é capaz.

O Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe, que já entrou em contato formalmente com FUNCAP e FUNCAJU, pede transparência financeira e abertura no diálogo para sanar todas essas questões e que os e as trabalhadoras do audiovisual encontrem confiança nessas instituições públicas e no papel que as competem.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc