Polícia Federal recupera artefatos da época do cangaço em Sergipe

Munições e cápsulas, além de outros objetos foram encontrados na Grota do Angico e sítios arqueológicos de Poço Redondo

Redação, 19 de Janeiro , 2021

Munições e cápsulas deflagradas do tempo do cangaço foram recuperadas pela Polícia Federal em Sergipe. Os materiais, segundo a PF, foram fabricados, aparentemente, entre os anos de 1912 e 1913. Botões e biliros também foram recuperados na Grota do Angico, no município de Poço Redondo/SE.

Segundo a PF, a recuperação dos bens ocorreu durante a instrução de inquérito policial destinado a apurar a subtração de artefatos em sítios arqueológicos e demais locais de interesse histórico, como a Grota do Angico, local do último confronto entre o bando de Lampião e as volantes, em 28 de julho de 1938, ocasião em que Virgulino Ferreira, Maria Bonita e outros nove cangaceiros teriam sido mortos.

A PF ainda destacou que a realização de escavações e a retirada de quaisquer objetos de locais de interesse histórico configura crime previsto no artigo 63 da Lei n. 9.605/98, estando os autores sujeitos a penalidades.

O material foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para catalogação e correta preservação.

*Com informações da Polícia Federal


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc