Covid-19: jornalistas e radialistas querem prioridade na vacinação

Redação, 21 de Janeiro , 2021 - Atualizado em 21 de Janeiro, 2021

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) encaminharam na quarta-feira, 20, um ofício ao governador Belivaldo Chagas, solicitando que profissionais das duas categorias sejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19.

Para os sindicatos a inclusão dos profissionais de imprensa se justifica pelo fato de que, como outras profissões que estão na linha de frente de combate à pandemia, a exemplo da saúde, policiais militares e bombeiros – os trabalhadores da mídia são obrigados a se colocar em risco para garantir o acesso à informação correta e a partir de fontes credíveis.

 
A base legal é o Decreto Nº 10.288, de 22 de março de 2020, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, que incluiu as atividades de imprensa como essenciais.


De acordo com o decreto, são considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros.

Para as entidades sindicais essa iniciativa visa evitar o adoecimento dos profissionais, e garantir o enfrentamento não só do novo coronavírus, mas também das fakes news, que atrapalham o trabalho da imprensa num período em que a população precisa se proteger.

Fonte: Sterts


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc