Pandemia e isolamento social aumenta incidência de ataques cibernéticos e golpes pela Internet

Um ataque hacker levaria a um impacto econômico mais profundo do que o impacto previsto dos lockdowns

Redação, 08 de Fevereiro , 2021

A pandemia e o isolamento social fizeram com que mais pessoas utilizassem a Internet para trabalho, consumo e outras atividades. Com isso, as pessoas passaram a ficar mais vulneráveis a golpes online. Segundo dados do Infosecurity Group, o aumento no número de golpes levará a um aumento de 10% nos gastos com cibersegurança em 2021, que podem atingir até 60 bilhões de dólares. E esses golpes podem causar muito mais do que danos pessoais. Com as pessoas liberadas para trabalharem em casa, os servidores e dados das empresas estão mais comprometidos. “Um ataque hacker levaria a um impacto econômico mais profundo do que o impacto previsto dos lockdowns, embora o mercado de segurança tenha se mostrado notavelmente resistente à crise econômica global induzida pela pandemia”, afirmou a empresa de análise de mercados financeiros Canalys.

Em meio a este contexto, a startup brasileira OriginalMy obteve destaque com suas soluções voltadas para segurança, proteção de dados e compliance. A empresa, criada pelo brasileiro, cientista computacional e especialista em segurança da informação Edilson Osório, foi eleita uma das startups mais inovadoras da Europa e recebeu diversos reconhecimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de conselhos europeus. Desde 2015, a empresa leva serviços como certificação de autenticidade de arquivos, documentos e emails, coleta de provas na internet, assinatura digital avançada, identidade digital e processo de KYC (know your customer). Em outubro de 2020, competindo com os melhores de cada país, a empresa foi vencedora mundial na categoria cibersegurança no evento Annual Investment Meeting (AIM), promovido pelo Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos.

 A startup possui clientes dos mais variados segmentos, desde mercado financeiro, universidades, editoras de livros à escritórios de advocacia, seguradoras, entre outros. No caso da Mediação Online, a solução PACMail é utilizada para comprovação do envio e interação nos emails de convite de mediação, proporcionando uma camada adicional de segurança e transparência no processo que envolve a mediação de conflitos. . "Primeiro que foi muito fácil de integrar a solução e hoje a gente consegue devolver para a empresa quem não aderiu [ao convite de mediação], falando que a gente realmente convidou, dando toda a prova de segurança da validação, então isso gerou pra gente uma segurança operacional muito grande, gerando ainda mais valor”, afirmou Melissa Gava, CEO da startup.

A rede Bom Valor, empresa de tecnologia que cria e desenvolve produtos, serviços e soluções digitais para compradores e vendedores - sendo a única na América Latina a aplicar a tecnologia Blockchain no mercado de leilões online -, utiliza a identidade digital da OriginalMy para garantir mais confiança, segurança e transparência nas transações realizadas em sua plataforma. De acordo com Ronaldo Sodré Santoro, Founder e co-CEO da empresa, a segurança nas movimentações só foi possível devido à significativa contribuição da tecnologia desenvolvida pela OriginalMy. "O Blockchain veio para ficar e é a nova internet. Enxergamos a total e perfeita aderência com o mercado de compra e venda e o setor de leilões online. Somente em 2020 transacionamos R$ 367 milhões com segurança, eficiência e total controle dos dados. E a OriginalMy estar inserida nesse processo é fundamental para ampliar a confiança nas negociações de produtos e ativos”, afirma Santoro.

No caso da Brother’s Invest, a empresa implantou de forma modular, cinco soluções para realizar a governança digital completa, como a identidade digital OMyPass para ter o controle de quem é a pessoa acessando a plataforma, a certificação de arquivos digitais com a PACDigital para proteger contra fraude documental, a utilização da OMySign para assinar contratos e documentos importantes através da assinatura digital avançada, a PACMail para comprovar o envio de comunicações que necessitam de uma ação do cliente e o relatório KYC para pesquisar sobre um potencial cliente. Para Hudson Hott, CEO da empresa, o uso das soluções da OriginalMy estimula o crescimento de novos negócios. Além de redução de custos, as soluções proporcionam a melhoria da imagem dos produtos. "A implantação da suíte de soluções da OriginalMy está contribuindo e muito para alavancagem de novos negócios pois aqui isso acontece com o fortalecimento da imagem da empresa com relação a percepção de nossos clientes”, disse

Outra solução desenvolvida pela OriginalMy foi a ferramenta PACWeb, focada na coleta de conteúdos publicados na internet para comprovar casos como crimes cibernéticos, propaganda enganosa, perfis falsos, calúnia, difamação e todo tipo de conteúdo que necessita de uma comprovação de existência. A PACWeb vem sendo citada em decisões judiciais como meio de preservação de prova econômia, segura e que preserva a privacidade. A empresa chegou à casa da centena de clientes que em sua maioria são escritórios de advocacia espalhados pelo Brasil e milhares de evidências coletadas pela ferramenta para uso nos tribunais. Adicionalmente, todas as outras soluções da startup estão contribuindo para que as empresas estejam em compliance com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil e também com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc