Sobre postura correta, fisioterapeuta explica sobre o assunto e diz: “a postura ideal sempre será a sua próxima postura”

Redação, 09 de Fevereiro , 2021

É bem verdade que desde o surgimento da Covid-19, o mundo encara outra realidade. Devido ao isolamento social, provocado neste momento de pandemia, a rotina da população mudou. Agora, com o maior tempo em casa, onde muitas pessoas passaram a trabalhar dentro das suas próprias residências, também aumentou o uso significante de smatphones e computadores, onde as pessoas tendem, por sua vez, a passarem muito mais tempo com a cabeça baixa ou sentadas com o intuito de poder manuseá-los. Mas, o que se vem sendo questionado é se realmente a postura que muitas pessoas fazem está certa ou incorreta na hora de usar tais equipamentos, já que esse tipo de ação pode influenciar no surgimento de dores no pescoço ou lombar.

O representante de vendas, Manuel Santos, 35 anos, conta que depois que passou a usar com maior frequência o celular começou a se queixar de algumas dores no pescoço. “Geralmente, ao digitar, sempre faço isso com a cabaça baixa, sendo algo já involuntário. Na hora, a minha postura fica até confortável na posição que fico, mas depois que faço outra atividade sinto um certo incômodo, principalmente na região do pescoço”, diz.

Segundo o fisioterapeuta, Dr. Artur Oliveira, não há uma correlação direta entre postura e dor. “A grande questão é que hoje não existe um padrão para a postura, inclusive estudos recentes já apontam isso. A postura ideal sempre será a sua próxima postura. Então, o que as pessoas podem fazer é não deixar que essa postura prolongue por muito tempo”, afirma Artur Oliveira.

Ainda segundo o profissional, que também é especialista em cefaleia (dor de cabeça), cada indivíduo pode encontrar a postura mais confortável. “Lembrando também que há orientações gerais, afinal cada pessoa é uma pessoa”, diz o fisioterapeuta, ponderando ainda que a causa da maioria das dores não trata-se de ter uma postura incorreta, mas a falta de variação de movimentos ou até mesmo o sedentarismo.

Mas, como as pessoas podem evitar o surgimento de dores nas costas ou no pescoço devido ao uso prologando de celulares ou computadores? Segundo Artur, o ideal é que a pessoa possa realizar exercícios de alongamentos, seja na execução de atividades de home office ou de lazer, como assistir Netflix, por exemplo.

“O ponto chave é que a pessoa possa fazer um trabalho de acompanhamento com um profissional especializado, isso partindo do princípio que estamos falando sobre questões de ativação muscular e mobilidade”, orienta.

Dicas e recomendações

Pensando sobre o assunto, o portal separou algumas recomendações dadas pelo fisioterapeuta Dr. Artur Oliveira para que você possa encontrar uma postura mais confortável:

Ao usar celular ou computador, lembre-se de alterar as posições. Você pode ficar em pé ou apoiar o joelho sob a cadeira.

Se você trabalha em pé, faça pequenos intervalos antes de sentar. Uma excelente alternativa é: antes mesmo de sentir qualquer tipo de dor, tenha o hábito de levantar-se a cada uma hora e realize pequenos movimentos como ir ao banheiro, tomar água, etc.

Não queira ficar com a postura ereta o tempo todo. Haverá momentos que o seu corpo ficará cansado estando na mesma posição. Então, varie a posição em tempos e tempos.

Separe um tempo para realizar alongamentos ou exercícios de mobilidade para articulações.

Tire da mente a ideia de que o que causa a dor é apenas o fator postural.

Lembre-se de procurar um fisioterapeuta com o intuito de fazer uma fisioterapia preventiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc