Oncologia: vereadora destaca luta por tratamento digno em Aracaju

A parlamentar visitou os setores oncológicos dos hospitais João Alves Filho e de Cirurgia

Redação, 17 de Fevereiro , 2021

A oncologia foi o tema central do discurso da vereadora Sheyla Galba (Cidadania) durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (16). A parlamentar abordou as visitas recentes que realizou aos setores oncológicos dos hospitais João Alves Filho e de Cirurgia. 

No pronunciamento, Sheyla Galba lembrou que já foi acometida e venceu um câncer de mama e iniciou em 2015 uma luta por um tratamento digno. “Desde então, esta foi a primeira vez que eu fui convidada para conversar com o superintendente do Hospital João Alves Filho. Por isso, agradeço a oportunidade  ao Dr. Walter Pinheiro, que se mostrou muito sensível à nossa causa e abriu as portas do hospital para que pudéssemos estar juntos verificando a situação do atendimento aos pacientes com câncer”, salientou. 

Segundo a vereadora, o superintendente falou sobre as ações que pretende realizar pela oncologia. “E nós estaremos acompanhando atentamente. Precisamos que o Hospital João Alves trate os pacientes oncológicos com dignidade. Não me refiro aos profissionais, pois estes são excelentes, sempre atenderam muito bem. O que realmente faltava era planejamento e uma direção. E Dr. Walter Pinheiro, pelo que pude perceber, veio para somar”, afirmou.

A parlamentar também comentou sobre a visita ao Hospital de Cirurgia, ressaltando a luta para que o Hospital de Cirurgia disponibilizasse um tratamento oncológico digno para todos os pacientes oncológicos. “Foram diversas manifestações, inclusive com greve de fome, para que a máquina de radioterapia voltasse a funcionar e para que os medicamentos necessários fossem comprados. Perdemos muitas vidas”, enfatizou.

“Hoje, quero agradecer de coração a interventora Márcia Guimarães por sua humanidade para salvar o Hospital de Cirurgia. Fomos recebidos na unidade e passamos pela ala da oncologia. Ainda há muito a fazer, mas existe um planejamento para que isso ocorra. Estaremos acompanhando e lutando por mais melhorias”, complementou Sheyla.

Vale lembrar que há a expectativa para que em março a radioterapia volte a ser disponibilizada no Cirurgia. De acordo com a direção do Hospital, o moderno aparelho já está instalado e pronto para funcionar e, neste momento, a equipe de profissionais está passando pelo processo de treinamento. Além disso, estão sendo preparados os fluxos para o início do atendimento.

Ainda durante a Sessão, a vereadora Sheyla Galba, que já havia protocolado uma Indicação, reforçou o pedido para que o prefeito Edvaldo Nogueira coloque os pacientes oncológicos, que são do grupo de risco, na prioridade da vacinação contra a Covid-19. A parlamentar também parabenizou a instituição Anjos da Oncologia pelo trabalho voltado às crianças com câncer.


Assessoria de Comunicação


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc