Itabaiana receberá a caravana do esporte e das artes

A Caravana tem como público educadores e estudantes de 08 a 14 anos da rede pública municipal.

Redação, 19 de Fevereiro , 2021


O município de Itabaiana receberá em 2021 a Caravana do Esporte e das Artes. É a segunda vez que Itabaiana sediará este projeto tão importante para o desenvolvimento do esporte e da cultura nos municípios brasileiros. Criada em 2005, a Caravana do Esporte e das Artes se tornou uma referência na formação de profissionais da educação pública brasileira e esteve em Itabaiana em 2009. 


Devido à Pandemia, a Caravana desta edição será online e concretizada no curso de formação e de capacitação dos educadores inscritos, com duração de 80 horas. O curso é idealizado pelo Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga, juntamente com os parceiros institucionais UNICEF, DISNEY e ESPN. Eles transportaram os conteúdos antes oferecidos presencialmente para o ambiente online, com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte. 


A Caravana tem como público educadores e estudantes de 08 a 14 anos da rede pública municipal. As inscrições dos professores serão feitas por meio das secretarias municipais da Educação, da Cultura, do Esporte e do Desenvolvimento Social. Após a formação e a capacitação dos profissionais de Educação, neste novo modelo de edição da Caravana, os alunos, professores e gestores enviarão, em formato de vídeo, as atividades realizadas com o incentivo do projeto. Ao final, 05 cidades serão premiadas com o selo Unicef. 


Na última quinta-feira (11), o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roosevelt Santana, participou de uma reunião com a vice-governadora Eliane Aquino e demais representantes dos municípios sergipanos que receberão a Caravana do Esporte e das Artes. Na reunião se discutiu as possibilidades e os desafios para se executar a Caravana diante deste momento de Pandemia. Para o secretário Roosevelt Santana, é um momento ímpar para se efetivar as políticas públicas da cultura, do esporte e da educação, “Estou bastante animado com todas as possibilidades que esse projeto pode abrir. Itabaiana ter sido escolhida é sensacional, mostra ainda mais a nossa importância no cenário sergipano”.

Segundo a vice-governadora, é necessário o comprometimento de todos para efetividade do projeto, “as perdas financeiras trazidas pela pandemia afetaram, e continuam afetando, justamente aqueles que mais precisam. Vivemos uma crise econômica, política e sanitária que, possivelmente, trará graves danos ao desenvolvimento das crianças e adolescentes se não agirmos para reverter esse quadro. É absolutamente necessário que os professores estejam engajados nas formações da Caravana, porque elas vão, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das nossas meninas e meninos”.


A presidente do Instituto do Esporte&Educação, Ana Moser, acredita que será um sucesso, pois os municípios sergipanos sempre acolhem bem o projeto. “Sergipe é um estado que sempre nos recebe de uma forma muito engajada e isso nos dá bastante entusiasmo para realizar a Caravana no Estado. Tenho certeza que será um processo muito rico para todos. A organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas nas formações em uma plataforma digital permite que o projeto continue e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica”, destacou. 

Por: Secom Itabaiana


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc