CES/SE realiza mais uma capacitação para secretários executivos dos Conselhos Municipais de Saúde

A atualização aconteceu para representantes de 15 municípios sergipanos no auditório do CES/SE

Redação, 05 de Março , 2021 - Atualizado em 05 de Março, 2021

O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) realizou, na manhã desta quinta-feira, 4 de março, uma capacitação básica para secretários e secretárias executivas dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS). A atualização aconteceu para representantes de 15 municípios sergipanos no auditório do CES/SE.

A secretária executiva do CES/SE, Cristiane Prado Menezes foi quem ministrou a capacitação. “Essas secretárias e secretários executivos são novatos na função, então eles precisam de um treinamento básico para o setor administrativo dos respectivos conselhos municipais. Para isso precisam conhecer as legislações que regem os conselhos de saúde, o papel do controle social e a importância do cuidado com a documentação e os encaminhamentos que devem ser realizados, além de saber lidar com as tratativas dos atos normativos como Atas, Resoluções e Recomendações, por exemplo”, explicou.

Os CMS representados foram de Muribeca, Itabaianinha, Ilha das Flores, São Francisco, Arauá, Nossa Senhora do Socorro, Pinhão, Simão Dias, São Cristóvão, Carmópolis, Gararu, Neópolis, Brejo Grande, Siriri e Nossa Senhora das Dores.

Conselho recebe secretário de Saúde e presidente do CMS de Neópolis

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), Eduardo Ramos Gomes, recebeu a visita do secretário municipal de Saúde de Néopolis, Manoel Ribeiro mais conhecido como Ninho da Saúde, acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Tiago Félix. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 4 de março, na sede do CES/SE.



Segundo Eduardo, o objetivo da reunião foi orientá-los sobre os encaminhamentos da gestão e do controle social quanto ao Plano Municipal de Saúde e o Sistema Digital de Informações do SUS, o DigiSUS. “Nós acolhemos não só os conselheiros como também os gestores para que tenham consciência da importância dos instrumentos de gestão como o plano municipal e a programação anual de saúde, como também os relatórios de gestão que são apreciados pelos conselhos de saúde”, informou.

DigiSUS

O DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema de informação para estados e municípios, substitui os antigos Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão (SARGSUS) e Sistema de Pactuação (SISPACTO), além de agregar novas funcionalidades como os Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG).

Por Gleydiomar Góis


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc