Nossas incertezas estão necessariamente ligadas à pandemia?

“Incerteza é uma condição da existência humana que nos deixa mais preparados para lidar com a vida concreta”, afirma a especialista em antropologia social, Paula Pinto e Silva

Redação, 16 de Março , 2021

Que a pandemia de Covid-19 mudou o mundo ninguém tem dúvida. 2021 será um ano de transição, quando pessoas, empresas e sociedade em geral aprofundam suas reflexões sobre o futuro e o tão falado “novo normal”. Mas toda a angústia e as incertezas, a trava que restringe tomadas de decisões hoje, estão necessariamente ligadas à pandemia? 

Para Paula Pinto e Silva, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), a incerteza é uma condição da existência humana que nos deixa mais preparados para lidar com a vida concreta. “Estamos angustiados com as incertezas e em boa parte acreditamos que isso é culpa da pandemia, que quando tudo isso acabar nós voltaremos a ser o que éramos e a viver da forma como vivíamos. A minha provocação à reflexão é que nunca vivemos com certeza, sempre vivemos de maneira incerta como parte do próprio conceito de viver. Só que nunca tínhamos passado por uma restrição como esta, que nos faz pensar em outros modos de vida. Então, acreditamos que o que está acontecendo é absolutamente novo. Mas não, a incerteza é uma condição da existência humana e deveria ser encarada como parte de um pensamento de quem nós somos, que é menos certo e mais incerto”, explica. 

A especialista falará sobre esse novo contexto que desafia o mundo no encontro on-line Tempos Incertos, programação que integra o Meet Up #3 promovido pela École Intuit Lab (EIL), nesta quarta-feira (17) às 18h. O evento será on-line e gratuito.

O Meet Up #3 dá sequência nas atividades da École Intuit Lab no Brasil, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual,  que completa 20 anos em 2021 e escolheu o Brasil para sua nova etapa de expansão. A instituição lança o novo curso Design & Comunicação - Atualização Profissional, voltado aos profissionais interessados em “turbinar” suas carreiras com novas experiências e conhecimentos, ou mesmo dar uma “guinada” em sua trajetória. Neste curso, Paula vorPinto e Silva ministrará a disciplina Ferramentas de pesquisa, onde irá discutir o uso e objetivo da pesquisa nos processos de Design e Comunicação, apresentar as ferramentas disponíveis e habilitar o aluno a identificar o problema e a definir a melhor ferramenta a ser usada.

O programa é composto por três semestres, que podem ser realizados em módulos independentes, conferindo flexibilidade ao percurso formativo. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado francês de conclusão. A partir do segundo semestre, a programação inclui masterclasses e palestras com professores visitantes internacionais, que trarão aos alunos experiências inovadoras no contexto global. A grade completa pode ser acessada no site da École Intuit Lab, onde está disponível também o formulário para inscrições até o dia 4 de abril.

Serviço
Meetup École Intuit Lab
Tempos Incertos
Data: 17 de março
Horário: 18h
Acesso online, pelo link https://meetup.ecole-intuit- lab.com.br/


Sobre École Intuit Lab
École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país), dois na Índia, em Mumbai e Calcutá, e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

Ao completar 20 anos, o instituto implementa seu novo campus São Paulo, onde oferta três cursos de formação, que corresponde à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de Design & Comunicação - Atualização Profissional, com duração de três semestres

Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc