Polêmica universitária: Professores da UFS questionam nomeação do candidato do ex-reitor Angelo Antoniolli

Os acadêmicos alegam que a eleição do novo reitor da universidade foi um processo arbitrário e sem transparência

Redação, 18 de Março , 2021

NOTA DA CHAPA RENASCEUFS 

Uma matéria publicada, na noite desta quarta-feira, 17 de março, no Portal JL Política informa que os pastores Jony e Heleno, ambos do Partido Republicanos, intercederam junto ao presidente Bolsonaro para que o ex vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, fosse nomeado o novo reitor da instituição universitária. Nomeação esta já publicada no Diário Oficial da União.

Lamentamos que, a partir de uma nebulosa composição política, aquele que representa o grupo que há quase 30 anos controla a UFS "ganhe" essa nomeação por obra dos citados líderes da Universal, segmento neopentecostal.

A verdade é que se trata de uma nomeação precipitada, posto que a eleição está sub judice. Com ela, também fica sepultada a narrativa dos que acusam levianamente e falsamente a nossa Chapa, "Renasce UFS", de ser mera extensão do atual Governo Federal e das forças políticas que o apoiam.

Vem a ser premiado um não-candidato que esnobou o processo democrático de escolha de novos dirigentes da UFS. Ele se recusou a participar de qualquer debate na disputa pela Reitoria, jamais apresentou seu plano de gestão, abusou do uso da máquina administrativa para se promover e foi favorecido por manobras de questionável legalidade ao longo do processo de formação da lista tríplice encaminhada a Brasília.

Seguimos aguardando serenamente a decisão judicial sobre a ação popular de nossa autoria. Nela, questionamos o processo arbitrário e sem transparência que marcou essa eleição.

Esperamos que a boa tradição democrática da UFS e o respeito à legalidade e moralidade pública sejam resgatados, nos termos do que reza a Constituição Federal e a legislação federal vigente.

Professora Denise Leal Fontes Albano Leopoldo
Professor José Aderval Aragão
Chapa RenasceUFS

Aracaju, 18 de março de 2021


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc