Professores da rede estadual lançam livro sobre rotina de trabalho na pandemia

A obra conta com textos de professores e ex-professores dos Colégios Estaduais Dom Juvêncio de Britto e Delmiro de Miranda Britto, em Canindé de São Francisco

Redação, 20 de Março , 2021

Relatos sobre as relações humanas, sentimentos, fé, além de homenagens, são alguns dos temas centrais do livro ‘Professores em Criação Interativa’, que traz textos sobre a rotina de trabalho dos professores dos Colégios Estaduais Dom Juvêncio de Britto e Delmiro de Miranda Britto, unidades localizadas em Canindé de São Francisco, durante a pandemia da Covid-19. Organizado pela professora Veranubia Avelino Santana, conhecida por Verinha Avelino, a coletânea expressa nos mais variados gêneros textuais a perseverança dos educadores sergipanos.

Ao todo, o livro conta com 40 textos de 28 autores. A professora Verinha Avelino explicou que a ideia do livro surgiu a partir de interação com seus colegas em um grupo de WhatsApp. Inicialmente, foi lançado um desafio para que os professores escrevessem textos falando sobre suas rotinas. “Em seguida, peguei esses textos e encaminhei para outros professores para que eles gravassem vídeos declamando e tivemos histórias emocionantes, foi por meio dessas histórias que veio a ideia de fazer o livro”, disse.

“2020 foi um ano que chegou e se apresentou de forma totalmente diferente, desafiador e marcante para a humanidade. As nossas vidas mudaram num piscar de olhos; as nossas relações humanas também. Nesse período, sentimos falta de muita coisa, principalmente a falta das pessoas, dos abraços, dos “ajuntamentos”. Neste sentido, como bem presente e alentador nesse período pandêmico, a arte em suas diversas manifestações assume um papel importante, e com a literatura especificamente não seria diferente”, destacou Verinha.

Ela ainda ressalta a importância das plataformas digitais no processo educacional. “Sendo o professor um formador de opinião, esse canal mostra-se como ferramenta importante de superação de desafios, corroborando para que cada um expressasse e registrasse, de agora para a posteridade, os seus sentimentos e anseios diante desse contexto tão adverso. Dessa forma, essa obra se faz intimista quando evidencia sentimentos e emoções em linhas de gratidão, homenagens, esperança e fé de professores - ativos e inativos - dos Colégios Estaduais Dom Juvêncio de Britto e Delmiro de Miranda Britto”.

O lançamento do livro está previsto para ocorrer no mês de abril, por meio de conferência online. Os textos que compõem a obra foram revisados pelo professor Ilson Barros, sob edição da Editora ACLAS.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc