Governo do Estado lança maior programa de incentivo aos atletas sergipanos

"Sergipe no Pódio" passa a vigorar incentivando o esporte de rendimento

Redação, 25 de Março , 2021

O maior programa de incentivo aos atletas sergipanos já está em vigor. O Governo do Estado, por meio da Superintendência Especial de Esportes (Supee), promoveu na tarde da última terça-feira (23), em solenidade virtual pela plataforma Youtube, o lançamento do Programa “Sergipe no Pódio”. 

A solenidade foi presidida pela superintendente, Mariana Dantas, e contou com a participação de personalidades do cenário esportivo nacional, como o diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, medalhista de ouro no Judô, na Olimpíada de Barcelona; o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Bruno Souza, eleito o melhor jogador de Handebol do mundo e o deputado federal por Sergipe, Fábio Mitidieri, um grande incentivador do esporte e o primeiro secretário de esportes de Aracaju.

Segundo a superintendente Mariana Dantas, o Sergipe no Pódio  nasceu na sala de espera de um aeroporto, e tomou forma quando apresentado ao governador Belivaldo Chagas. Foi assim que, através do decreto nº 40.555, de 10 de março de 2020, o programa foi instituído, mas sofreu uma paralisação por conta da pandemia e agora é lançado de forma oficial. “Nós como gestores públicos, sabemos a importância desse benefício. Diariamente, recebo ofícios e a visita de desportistas, atletas sergipanos e dirigentes de federação clamando por investimentos nas competições. A partir desse programa, o atleta terá tranquilidade em focar somente no treinamento, pois terá a garantia do apoio, para participar de competições no Brasil e até no exterior”, contou Mariana Dantas, superintendente especial de Esporte.

Rogério Sampaio falou sobre a importância do movimento do esporte de competição em Sergipe. “O esporte forte se faz de duas maneiras: primeiro, com federações esportivas fortes e também com programas, que facilitem a participação e o treinamento de atletas, não só dentro do estado, como fora dele também. Esse programa vai fortalecer as federações, a partir do momento que em elas terão equipes completas, representando o estado. É justamente pela dificuldade de não ter passagens aéreas, que alguns estados não têm a equipe completa nessas competições nacionais”, disse. 

O secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Bruno Souza, salientou a importância de se ter programas como o Sergipe no Pódio. “O Governo de Sergipe com esse programa, acaba quebrando a barreira de se ter dificuldade de manter a equipe. O Bolsa Atleta só cresce e Sergipe tem um novo recorde, 65 atletas foram contemplados. Então, parabenizo a todos os envolvidos” afirmou Bruno Souza.

Fábio Mitidieri também ressaltou que o programa vem ao encontro do desejo dos atletas de ter apoio quando mais necessitam. “Eu não tive a honra de ter quando era atleta. A grande maioria dos atletas enfrenta dificuldades, na incerteza de saber se vai ou não participar de uma competição. Mas com o Sergipe no Pódio, o atleta vai sair da sua zona de conforto e conhecer em alto nível outras competições, através dos intercâmbios e da parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil, a Superintendência de Esporte e o Governo do Estado”, afirmou o deputado federal sergipano.

Na ocasião, o professor Flávio Oliveira, coordenador de Esportes e Lazer da Supee, fez uma rápida descrição do programa, informando que os interessados já podem ter acesso e gozar dos benefícios do “Sergipe no Pódio”. “Não existe burocratização. Poderão aderir ao Programa as federações de modalidades esportivas olímpicas, filiadas às confederações esportivas e ainda credenciadas, reconhecidas ou vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil. O interessado acessa o site da Supee:  preenche o formulário, envia a documentação exigida”, explicou Flavio Oliveira.

Finalizando a solenidade, Mariana completa sobre a diferença de ser o melhor atleta da academia e disputar entre os melhores do Brasil. “O Governo de Sergipe se preocupa em levar as melhores oportunidades aos atletas, para que possam competir em igualdade de condições com atletas de outros estados. A Superintendência está de braços abertos e esse é o primeiro programa de uma série de outros que estão por vir, fruto de muitas parcerias”, conclui Mariana Dantas.

Sergipe no Pódio

O Programa “Sergipe no Pódio” tem como objetivo incentivar o esporte de alto rendimento. Ele direciona atletas e técnicos a ter segurança de suas participações no alto nível das competições. Assim, as federações olímpicas podem indicar os seus melhores e principais atletas, para receberem passagens aéreas, representando o Estado em competições nacionais e internacionais. Para isso, o governo disponibilizará R$ 10.000,00 (dez mil reais) anualmente por federação.

O programa vem para fazer parceria com as federações sergipanas, por meio de políticas públicas de esporte institucionalizadas, mostrando que a ideia é ter os melhores atletas do estado, disputando no cenário nacional. É através do “Sergipe no Pódio”, que o Governo de Sergipe, juntamente com a Superintendência de Esporte apoiará o intercâmbio, desenvolvendo e fortalecendo os atletas sergipanos, através da emissão de passagens aéreas.
 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc