Forró Alegre: festejo junino de Monte Alegre passa a ser Patrimônio Imaterial e Cultural de Sergipe

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual João Marcelo foi aprovado pela Alese

Redação, 01 de Abril , 2021

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 31, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual João Marcelo que torna o Forró Alegre, que ocorre anualmente no mês de junho no município de Monte Alegre, Patrimônio Imaterial e Cultural de Sergipe e inclui no Calendário Oficial de eventos do Estado.

“Essa é uma manifestação tradicional de Monte Alegre que já tem o reconhecimento da Câmara Municipal. Agora, com a aprovação do projeto, também passa a ser reconhecida como um Patrimônio Imaterial e Cultural do nosso Estado, ganhando ainda mais destaque”, destacou o parlamentar.

Na justificativa do PL, o deputado lembrou que as festas juninas podem ser consideradas a maior expressão cultural do Nordeste e se constitui em lugar de reprodução de valores, fortalecimento da identidade do grupo e consequente espaço de resistência e de fortalecimento dos laços comunitários.

“Nesse sentido, o Sergipe tem grande destaque, inclusive conhecido nacionalmente com o título de “País do Forró”. Portanto, é evidente a grande identidade cultural que essas festas possuem no nosso estado e sua importância para o nosso povo. Portanto, se faz necessário que os mencionados movimentos culturais sejam preservados e incentivados, eis que, guardam relação direta com a identidade da nossa gente.

Breve Histórico

O Forró Alegre foi idealizado por Antônio Fernandes Rodrigues Santos e teve sua primeira edição em 1993 com a realização do “Casamento do Matuto”, onde as pessoas se fantasiavam com trajes típicos para realização da cerimônia conjugal. Após o casamento, iniciava-se um cortejo com cavalos e carroças saindo do Povoado Baixa Verde com destino a cidade de Monte Alegre de Sergipe.

“O evento se consolidou e o festejo ganhou milhares de adeptos, passando a ser comemorado todos os anos com apresentações de forrozeiros de renome nacional, atraindo pessoas de todas as regiões de Sergipe”, ressalta o deputado João Marcelo.

Foto: Jadilson Simões


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc