Morre médica Ilma Fontes aos 75 anos

Redação, 03 de Abril , 2021


Aos 75 anos, morreu no começo da noite deste sábado, 3 de abril, a médica psiquiatra sergipana e poeta Ilma Fontes. Não foi de Covid-19.

Desde o ano passado, Ilma Fontes descobriu-se portadora de um tipo raro de câncer de pele. Esteve internada num hospital de Aracaju por alguns dias, mas preferiu enfrentar a doença em home care, onde sucumbiu.

Ela estava muito abatida. “Ilma enfrentou sofrimento demais e hoje descansou. Estava muito debilitada e muito sofrida. Não teve nada a ver com Covid-19. Foi o câncer mesmo. O quadro dela era gravíssimo. As morfinas não faziam mais efeito”, disse o amigo Guga Viana, muito sentido.

Ilma Fontes não foi só poeta. Foi cineasta, agitadora cultural, médica legista. Jornalista mantenedora do jornal “O Capital”, que ela dizia que era de resistência ao ordinário.

Como poeta, Ilma Fontes era de uma fina concepção lírica moderna e de uma extremada ironia. Ligada ao movimento da poesia concreta ou marginal dos anos 70, no qual se inseriam de Cacaso a Paulo Leminski, passando pelo seu conterrâneo Mário Jorge Menezes, Ilma foi negligente com publicações de sua produção.

Por: Jozailton Lima / Jlpolitica 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc