A Via Sacra Sanitária. (por Antonio Samarone)

Redação, 04 de Abril , 2021

Um Sábado de Aleluia diferente.

Chegou o meu dia de tomar a vacina da Covid-19 (sessenta e seis anos). Após um ano e tanto de rigorosa quarentena, saio de cabeça erguida e peito aberto.

Como sanitarista, acho que a vacina foi a maior descoberta da Saúde Pública. Entre os grandes higienistas, destaco Edward Jenner.

Pensei em sair de madrugada, para não enfrentar filas. As longas esperas me deixam ansioso. Pensei em levar um romance de Eça de Queiroz, para passar o tempo.

Nada disso. Betânia me levou no drive-thru da Prefeitura, no Parque da Sementeira.

Tudo muito organizado, uma juventude educada e sorridente atendendo. Gente, o nosso SUS deu certo. Me senti acolhido. Um acolhimento impessoal, como reza a Constituição para os serviços públicos.

Senti o que significa cidadania, e como os serviços públicos podem prestar um serviço de qualidade. Não é impossível. Claro, sem ingenuidade, ali é um laboratório, sob controle da opinião pública.

A servidora que me aplicou a vacina, teve o cuidado de me mostrar a seringa antes, com os 5 ml do medicamento, e depois a seringa vazia. Isso de forma insistente. O trauma das imagens dos velhinhos enganados, tomando vacina de vento, foram muito fortes.

Duvido que a medicina mercantil, oferecida pelo mercado, tenha essa mercadoria em sua prateleira. No pós-Pandemia, vamos excomungar o neoliberalismo e impedir a destruição dos serviços públicos.

Escaldado pelo exílio sanitário, pensei encontrar a minha geração na fila. O meu inconsciente ainda aspira aglomerações, abraços, apertos de mão. Sorrisos abertos e a velha pergunta: quais são as novidades.

Nada, o drive-thru é a solidão. É uma fila de carros, sem gente. Não existe encontros, acenos, calor humano. Não encontrei ninguém. Pensei, será isso o novo normal?

O calor humano se tornou pestilento?

A minha geração, ainda tem uma missão quixotesca: “Sonhar o sonho impossível, Sofrer a angústia implacável, Pisar onde os bravos não ousam, Reparar o mal irreparável.”

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc