Marcos Oliveira comanda e engrandece a Câmara de Itabaiana

Redação, 04 de Abril , 2021



 
Quando seu nome foi aventado para presidir o Legislativo municipal, ocupando a honrosa função de Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itabaiana, o vereador Marcos Oliveira, reeleito com 2.130 votos em 2020, ao concorrer à vaga pelo DEM, ante seus 1.194 votos que garantiram seu primeiro mandato em 2016, se tornou uma unanimidade: foi contestado pela oposição e também pela situação, detentora da maioria dos votos na Casa.
 
Mas enquanto os opositores se organizavam para rechaçar o nome de Marcos pelo antagonismo natural da disputa oposição x situação, os situacionistas reservavam suas contestações a apenas uma questão: a de que ele seria muito novo, tanto na idade quanto na experiência legislativa, para assumir tamanha responsabilidade. E, de fato, estando apenas em seu segundo mandato e tendo apenas 31 anos de idade a se completarem no dia 11 de janeiro de 2021, não haveria como discordar dos argumentos apresentados até então, ali no final de 2020, quando os debates para a escolha do nome situacionista para ascender ao comando do Legislativo itabaianense se iniciaram.
 
Naquele instante, com as participações analíticas e decisivas do líder maior do agrupamento, Valmir de Francisquinho, e do até então futuro prefeito, Adailton Sousa, Marcos Oliveira se tornou o nome de consenso. Dessa maneira, em 1º de janeiro de 2021, ele se tornou o mais jovem presidente da secular história legislativa itabaianense. Aos 31 anos de idade ainda incompletos, Marcos Oliveira assumiu a Presidência da Casa e deu posse ao Executivo municipal, como determina a Constituição.
 
Passados três meses desde a eleição da Mesa Diretora da Câmara e decorridos outros dois desde o início do novo período Legislativo itabaianense, a contestação ao nome de Marcos se dissipou no ar de uma forma ampla, geral e irrestrita. Nem opositores e nem situacionistas têm quaisquer ressalvas a atuação de Marcos Oliveira à frente do Poder Legislativo de Itabaiana. Aliás, muito pelo contrário. Ainda que, especialmente os opositores, não falem diretamente nem no púlpito da Câmara e nem em órgãos de imprensa, o que mais se ouve nas conversas privadas é que Marcos Oliveira está muito acima da média em termos de condução dos trabalhos legislativos e na relação com todos os demais parlamentares. E o mérito, vale ressaltar, é todo do próprio presidente da Mesa Diretora.
 
Sua condução equilibrada nos debates mais acalorados, em especial naqueles que surgem a partir de votações efetivamente antagônicas, nas quais oposição e situação se engalfinham de forma mais radical, tem merecido elogios da parte de ambos os lados. E essa postura ganha ainda mais relevância quando se avalia o comportamento de um Presidente que não dissimula sua posição política, mas também não desrespeita nenhum posicionamento contrário ao seu, mesmo quando está diretamente envolvido nos debates em curso na Casa.
 
E isso é um diferencial digno de registro, uma vez que, via de regra, a Presidência de uma Câmara de Vereadores interiorana, quando declaradamente aliada do Executivo municipal, não se caracteriza, propriamente, pelo teor republicano de seus atos. Em Itabaiana, felizmente, não é isso o que ocorre, pois o presidente tem lado, defende o seu lado com todas as forças, mas respeita o debate democrático, desde que isso não descambe para a ofensa e para a violência, e permite com que todos, oposicionistas e situacionistas, possam ter comportamento republicano e democrático também.
 
Mas em que ponto é que toda a população sai ganhando com essa condução inovadora e qualificada da parte de Marcos Oliveira à frente da Câmara? É simples de entender: ao longo da história itabaianense, a Câmara de Vereadores sempre foi coadjuvante. E mesmo que isso não fosse razão para vergonha, mas também não servia para orgulhar os itabaianenses, um povo que sente muita alegria e satisfação em divulgar sua terra e louvar as muitas coisas boas que ela possui.
 
Só que uma das garantias dadas por Marcos durante a disputa foi justamente colocar a Casa a serviço dos grandes debates itabaianenses, buscando inserir o Legislativo nas grandes causas cidadãs que dizem respeito direto à população. De forma prática, o Portal 93 Notícias elenca alguns temas já tratados pela Câmara de Itabaiana sob o comando de Marcos Oliveira: postura de combate e enfrentamento à Covid-19; preços altos do Ceasa de Itabaiana sendo combatidos por oposição e situação na Casa; a microcefalia e o tratamento através da Equoterapia; a questão da organização da Feira de Itabaiana; além do apoio total à causa animal.
 
E nas entrevistas concedidas pelo presidente Marcos Oliveira, inclusive aqui mesmo neste Portal 93 Notícias, já se antevê que o prometido, além de já vir sendo cumprido, faz ver um horizonte de debates cada vez mais qualificados, inclusive tecnicamente falando. Assim, Plano Diretor; a questão dos resíduos sólidos; além da devida e correta ocupação do solo itabaianense, sendo todos esses temas de imensa relevância para a construção de uma cidadania completa e participativa, estão na alça de mira da Câmara de Itabaiana graças a sensibilidade e capacitação técnica de seu presidente e da Mesa Diretora como um todo.
 
Dessa forma, com Marcos Oliveira comandando a Câmara e dando a ela o protagonismo que ela merece, fazendo, assim, o Poder Legislativo caminhar lado a lado com o Poder Executivo, além de respeitar e, dessa forma, também caminhar lado a lado com o Poder Judiciário – até mesmo pelo vastíssimo conhecimento em Direito que o presidente possui – cada vez mais o povo itabaianense vai poder bater no peito e dizer, aos quatro cantos do Estado e do País, que tem na sua Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana a melhor, mais completa, mais atuante e mais bem conduzida Casa Legislativa de Sergipe e uma das melhores do Brasil.
 
 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc