Idosa recebe doses diferentes de vacina contra a Covid-19

O fato ocorreu nesta segunda-feira, 5, e veio à tona após a divulgação de um vídeo no qual a cuidadora da idosa faz a denúncia.

redacao93noticias, 06 de Abril , 2021 - Atualizado em 06 de Abril, 2021

Uma idosa de 75 anos recebeu duas doses diferentes da vacina contra a covid-19 em Aracaju. O fato ocorreu nesta segunda-feira, 5, e veio à tona após a divulgação de um vídeo no qual a cuidadora da idosa faz a denúncia.

Nas imagens, a denunciante diz que o fato ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde do conjunto Augusto Franco. E informa que na primeira dose, a idosa foi imunizada com a Coronavac, e na segunda dose, com a Astrazeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju confirmou que a idosa recebeu doses de tipos diferentes do imunizante e informou que está monitorando a situação dela. A SMS explicou também que o fato é isolado e que, conforme a literatura de Infectologia, não há risco de efeito colateral ou de alteração no quadro de saúde desta senhora.

Ainda de acordo com a SMS, a Diretoria de Vigilância de Atenção a Saúde seguirá o protocolo do Programa Nacional de Imunização de não administrar uma terceira dose na usuária.

“Não há registro na literatura de reações adversas nesses casos. O Ministério da Saúde orienta que não se administre uma terceira dose em situações como essa, que já foram registrados em outros estados. A orientação é que a população continue seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara e sempre apresente cartão de vacinação no momento da imunização”, disse a Infectologista da rede municipal de saúde de Aracaju, Fabrízia Tavares.

A SMS destacou que os protocolos de Imunização serão reforçados junto às equipes lotadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos pontos de apoio de Vacinação e nos postos do Parque da Sementeira e da escola municipal Presidente Vargas a fim de garantir a segurança do usuário e a transparência da Campanha de Vacinação contra covid-19. A triagem na recepção será redobrada e a orientação é que o cartão de vacinação é obrigatório para o recebimento da vacina.


com informações da SES

 

O que você está buscando?