Publicidade médica no tiktok e demais redes sociais, pode? especialista explica!

Como os aplicativos de entretenimento e troca de mensagens podem prejudicar a carreira médica

Redação, 14 de Abril , 2021

Nos últimos meses, empresários, pequenos varejistas e profissionais liberais intensificaram as suas ações online, de modo a se manter presentes na vida dos seus clientes. As compras físicas acabaram sendo substituídas pelos carrinhos de compras online e a consulta médica passou a acontecer virtualmente, por exemplo. Em virtude dessa mudança de comportamento, aplicativos de troca de mensagens e de vídeos foram os mais baixados no Brasil, durante o mês de julho de 2020, de acordo com os dados da consultoria mobile Sensor Tower.

Assim, todas as ações digitais passaram a ganhar mais espaço e mais adeptos. “O grande problema dessa adesão desenfreada é que muitos profissionais acabam criando conteúdo por impulso, ignorando as regras e o bom-senso” – alerta Maeve Nóbrega, especialista em Marketing Médico.

Segundo a profissional, se os médicos resolverem surfar essa onda da exposição sem se atentar às regras do Conselho Federal de Medicina, o problema pode ser ainda maior. “Os médicos sempre ocuparam uma área de prestígio e ao usar as redes sociais erroneamente, eles podem prejudicar a sua imagem e automaticamente desvalorizar toda a classe. Em linhas gerais, o médico precisa planejar e saber tirar proveito dessas ferramentas, mas sem prejudicar um valor que está atrelado à medicina” – resume.

Alguns Conselhos Regionais de Medicina no Brasil, já alertaram seus profissionais sobre essa postura. Para alguns, constitui falta de ética os vídeos em redes sociais onde médicos, utilizando-se da sua condição, apareçam em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações, principal modelo de negócio do TikTok, por exemplo.

Maeve Nóbrega reforça que o paciente é impactado diretamente pela maneira como o médico se comporta, dentro e fora do ambiente de trabalho e exemplifica com os profissionais que acabaram virando memes “quem se tornou, talvez nunca seja esquecido. E não é porque a divulgação na mídia digital deu certo com um médico que a mesma receita irá dar certo com outro, e se isso não for bem planejado, a má impressão será prejudicial para sua carreira médica” – resume. 

Uma projeção correta minimizando qualquer risco de publicidade errada junto ao Conselho Regional de Medicina é uma estratégia que merece cuidado e atenção. A especialista que atua implantando estratégias de marketing há 18 anos, sendo 11 deles destinados para a área da saúde alerta que qualquer equívoco no entendimento de como usar as redes sociais, vai interferir diretamente no fluxo, na receita e nos objetivos desse médico. “Infelizmente muitos acabam perdendo boas oportunidades, sendo advertidos e até penalizados pelo Conselho Regional de Medicina, apenas pela falta de conhecimento em como fazer marketing da forma correta” – finaliza.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc