WhatsApp clonado? Veja como se proteger para ninguém acessar sua conta

Redação, 02 de Maio , 2021 - Atualizado em 02 de Maio, 2021

O WhatsApp é um popular mensageiro, que acaba sendo alvo de golpes devido à grande quantidade de informações pessoais armazenada pelo app. Para se ter uma ideia, o WhatsApp clonado no celular de outra pessoa pode mostrar todas as mensagens em tempo real, ainda que não tenha o mesmo chip – o que, obviamente, coloca em risco a sua privacidade. No entanto, há algumas formas de você resolver problema ou até descobrir se está sendo vítima do aplicativo clonado.


O próprio mensageiro oferece, inclusive, a verificação em duas etapas com um código pessoal, que pode ser ativado para maior segurança das suas mensagens. Para não correr riscos, veja neste tutorial cinco dicas e o passo a passo de como se proteger no celular Android.

1. Desconectar do WhatsApp Web


Passo 1. Muitos aplicativos de terceiros permitem “clonar” o WhatsApp no celular ou computador de outras pessoas, usando o acesso do WhatsApp Web no celular. O primeiro passo para descobrir se alguém está vendo suas mensagens, e se livrar disso, é desconectar dessas contas. Para isso, toque no menu indicado por “três pontos” no topo direito e selecione “WhatsApp Web”.


Passo 2. Note que, em “Sessões Ativas”, estarão listados os navegadores nos quais você está conectado. Se tiver algo de estranho, ou itens a mais, pressione o botão “Sair de todos os computadores” e confirme em “Sim”. Depois, você vai precisar reconectar nas suas máquinas de confiança. Na dúvida, faça sempre logout no WhatsApp Web, mesmo no seu computador.


Desative as conexões do WhatsApp Web para evitar mensagens clonadas 
2. Ativar o código de verificação em duas etapas


Passo 1. O código de verificação em duas etapaspermite adicionar uma senha “extra” para ativar seu WhatsApp, que é solicitada no aplicativo ao reinstalá-lo ou esporadicamente, para garantir a privacidade. Para ativar, pressione o menu do topo do WhatsApp e selecione “Configurações”.


Acesse as configurações do WhatsApp 

Passo 2. Em seguida, toque em “Conta” e selecione “Verificação em duas etapas”.


Abra as configurações de conta e depois a verificação em duas etapas no WhatsApp


Passo 3. Pressione no botão de “Ativar”. Em seguida, será necessário adicionar um código pessoal com seis dígitos (criado por você) e depois digitá-lo novamente para confirmar. Toque em “Avançar” em cada etapa.


Adicione o código de verificação no WhatsApp 


Passo 4. Se preferir, adicione também um e-mail pessoal para recuperação do acesso e, ao final, confirme em “Concluído”.


Adicione um e-mail de recuperação e confirme no WhatsApp 


3. Apagar o histórico de uma conversa


Passo 1. Caso você ache que o seu WhatsApp está em risco, uma medida emergencial é apagar conversas que tenham dados pessoais, principalmente financeiros. Para isso, abra a conversa e toque no ícone de menu (três pontos) no topo da tela. Em seguida, pressione “Mais”. Depois selecione “Limpar conversa”.


Abra a mensagem no WhatsApp 


Passo 2. Confirme a ação em “Limpar”, inclusive as mensagens marcadas (se necessário). Note que o chat aparecerá vazio. Assim a pessoa que te clonou não vai mais ter acesso àquelas informações. Veja como apagar várias conversas de uma vez no WhatsApp neste tutorial.


Apague a conversa com seu amigo ou grupo no WhatsApp 


4. Ver se alguém leu sua mensagem


Passo 1. Quando uma nova mensagem chega, ela é indicada por um marcador verde, tanto em conversas individuais, quanto em grupos. Note que esse marcador mostra, inclusive, quantas mensagens novas há na conversa. Dessa forma, você sabe que ninguém abriu o recado. No entanto, também existe o marcador de “mensagem não lida”, que pode ser adicionado depois de ler a conversa. Ele, porém, é diferente: não tem número, apenas um ponto verde. Fique atento a essa mudança no seu mensageiro para pegar curiosos ou invasores.


Verifique o marcador de novas mensagens no WhatsApp 


5. Reinstalar o WhatsApp


Passo 1. Uma última ação para resolver o WhatsApp clonado é reinstalar o aplicativo. Com isso, o mensageiro vai pedir novamente seu código de verificação e enviar o SMS para verificar o aparelho. Pode ser uma forma de anular a ação de terceiros em outros aparelhos. Para isso, acesse o menu de “Configurações” do Android e toque em “Gerenciador de aplicações”.


Acesse as configurações de aplicativos no Android 


Passo 2. Encontre o WhatsApp na lista e depois toque em “Desinstalar”. Uma sugestão é fazer o backup das suas mensagens do WhatsApp antes desse procedimento, para não perder nada na reinstalação. Depois, basta baixar novamente o app pelo TechTudo Downloads e fazer a instalação no Android.

Por BARBARA MANNARA para o Techtudo

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc