Mercado Verde: possibilidades de renda sustentável

Redação, 04 de Maio , 2021

O mercado verde representa possibilidade de utilização sustentável de recursos naturais. Definido como economia que resulta na melhoria do bem-estar, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica, conforme Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o mercado verde se apresenta como alternativa de desenvolvimento.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Renan Tavares, pesquisa a área e fala sobre pesquisa com objetivo de gerar um sistema energético que possa trazer independência ao cidadão.

“Nosso trabalho com energia termosolar é para processar alimentos e purificação de água, em termos gerais. São tecnologias sociais que podem ser desenvolvidas em diversos níveis de complexidade e nosso trabalho é trazer as tecnologias para expandir a percepção e ver o mundo de outra maneira, como a perspectiva de cozinhar sem usar gás”.

Riscos

Questionado sobre risco para as reservas energéticas com o mercado verde, Renan afirmou que o conceito é diferente, já que o foco é gerar insumo para outro fim, ou seja, reuso.  

“Um exemplo interessante no mercado verde é o ciclo do alimento: a pessoa compra, processa, gera resíduo e, ao invés de virar lixo, vai para compostagem, vira insumo para outro ciclo. Esse é o ponto interessante do mercado verde”. 


Fonte: Assessoria de Imprensa | Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc