Enem 2021: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição inicia na segunda-feira, 17

Os estudantes poderão solicitar a taxa no período de 17 a 28 de maio, por meio do site oficial do Enem ou pelo aplicativo do Inep

Redação, 13 de Maio , 2021

Os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 poderão solicitar a isenção da taxa no período de 17 a 28 de maio a partir das 10 horas da manhã, no horário de Brasília (DF), por meio do site oficial do Enem (Página do Participante) ou pelo aplicativo do Inep.

Somente podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021, as pessoas que se encaixam nas seguintes situações: Automático: Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2021, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar do Ministério da Educação; Questionário Socioeconômico: Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013; e Pré-análise: Inscritos no CadÚnico (programa governamental). 

No mesmo período, de 17 a 28 de maio de 2021, no endereço enem.inep.gov.br/participante, os candidatos poderão justificar a ausência no Enem 2020. Se o estudante tiver conseguido a isenção deferida em 2020 e não tiver comparecido para realizar a prova, precisa justificar a ausência para solicitar novamente a isenção em 2021. Para justificar a ausência e/ou solicitar a isenção para a edição da prova em 2021, o candidato precisa ter o CPF; informar um endereço de email e um número de telefone válidos. Além disso, deverá criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no endereço sso.acesso.gov.br

Documento autodeclaratório não será aceito para justificar ausência. A ausência só será justificada mediante documento oficial listado no anexo 1 do edital. Os candidatos somente terão direito ao pedido de isenção se preencher um dos requisitos listados: estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no CadÚnico.

O candidato deve consultar o resultado da justificativa de ausência no Enem 2020 e/ou solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 pela página do participante a partir do dia 9 de junho. O resultado pós-recurso estará disponível a partir do dia 25 de junho.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc