Licenciamento digital pode levar até 24h para ser emitido após o pagamento

Conforme a deliberação nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) está sendo expedido em substituição ao documento físico

Redação, 17 de Maio , 2021

Conforme a deliberação nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) está sendo expedido em substituição ao documento físico, impresso em papel moeda. A nova versão tem gerado dúvidas sobre o prazo da emissão do título, que fica disponível no dia seguinte ao recebimento.

Após a compensação do pagamento, que pode levar 24h, o certificado eletrônico ficará disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE). O condutor pode escolher entre usar o certificado em seu smartphone ou imprimir em papel sulfite A4 comum.

Aqueles que preferem a versão física, devem estar atentos a possíveis falhas de impressão que comprometam a legibilidade do QR Code, código que assegura a legitimidade do CRLV digital e deve ser utilizado em fiscalizações de trânsito para identificar possíveis irregularidades na documentação.

O pagamento dos impostos pode ser parcelado no cartão de crédito, em operação realizada no site do Detran-SE por meio de empresas certificadas. Para evitar sair de casa em meio à pandemia da Covid-19, o contribuinte também tem a opção de contratar os serviços online de um despachante credenciado ao órgão competente.

Condutores devem quitar os tributos até a data-limite, documentações vencidas podem impossibilitar a emissão do CRLV. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o licenciamento irregular é infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na habilitação e apreensão do veículo no pátio do Detran.

Por Julia Veroneze


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc