Trabalhos sobre os 150 anos do colégio Atheneu já estão disponíveis em site

Redação, 23 de Maio , 2021 - Atualizado em 23 de Maio, 2021

A memória dos 150 anos do Atheneu Sergipense está eternizada digitalmente no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RI/UFS). A comunidade sergipana já pode consultar todos os trabalhos acadêmicos referentes às comemorações do sesquicentenário da mais tradicional escola pública de Sergipe. Dentre o material disponível estão arquivos em PDF, fotos, vídeos, podcasts, os quais podem ser consultados por meio da busca: “Atheneu Sergipense”, no site: www.ri.ufs.br.

Está disponível a obra “Álbum: Atheneu Sergipense”, com quase 200 imagens da escola, organizada por Eva Maria Siqueira Alves, diretora do Centro de Memória Atheneu Sergipense (Cemas/UFS), João Paulo Gama Oliveira (Departamento de Educação/UFS) e Rosemeire Marcedo Costa (DED/UFS), contando com o prefácio de Diana Vidal (Universidade de São Paulo (USP) e posfácio do professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc/SE).

Também fazem parte do acervo digital 10 vídeos que versam sobre diferentes temáticas relativas à história da escola sergipana, inclusive uma produção sobre o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense; 10 podcasts com uma síntese das obras lançadas na Coleção “Uma Casa de Educação Literária: 150 anos do Atheneu Sergipense”; e O Calendário 2020, com personagens marcantes da história da instituição educacional sesquicentenária.

Para a diretora do Cemas, professora Eva Siqueira, a disponibilização do material dos 150 anos do Atheneu facilitará o trabalho de pesquisadores e público interessado no tema, “podendo ser acessado em qualquer parte do mundo”, frisou. Ela ainda informa que o acervo pode ser consultado na biblioteca da UFS. “O Centro de Memórias tem como principal objetivo preservar os vestígios escritos ou não, o testemunho histórico, além de criar informações necessárias para salvaguardar o patrimônio cultural e manter a exposição permanente da memória educacional e social do Atheneu Sergipense”.

Fonte: Atheneu


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc