Breno Garibalde estreia quadro “Parlamento Digital”

Redação, 02 de Junho , 2021

A Câmara Municipal de Aracaju, através da diretoria de comunicação, deu início na noite desta terça-feira, 1º de junho, ao circuito de lives “Parlamento Digital". A iniciativa acontecerá todas às terças-feiras, às 19h30, com apresentação dos jornalistas Gabriel Xavier e Martha Mendonça, e contará com a presença de um vereador.

O encontro tem o objetivo de aproximar a população do parlamento e foi estreado com o vereador Breno Garibalde (DEM). “Primeiro quero agradecer a vocês por terem a iniciativa de tentar aproximar o parlamento da população, sempre defendi isso. É importante que a população participe, defenda, fiscalize. Eu sempre digo que a política não é feita só no dia da votação e a iniciativa de vocês é ótima para que as pessoas possam acompanhar nosso trabalho”, agradeceu.

Arquiteto e mestre em urbanismo, Breno Garibalde falou sobre a importância do engajamento das pessoas nas causas. “É muito legal a gente ver as pessoas participando, eu fico feliz com as pessoas engajadas nas pautas do meio-ambiente. É muito bom a gente engajar nos temas, mas também é legal ver as pessoas participando”.

O jornalista Gabriel Xavier questionou o vereador sobre o Plano Diretor de Aracaju. “Meu primeiro pronunciamento na câmara foi sobre o plano diretor. O nosso diagnóstico do plano diretor é de 1995 e nós estamos em 2021 e nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo com base nisso. Nós precisamos nos unir para debater isso, já cobrei do Executivo, para que o plano diretor seja participativo e sustentável”.

O parlamentar também respondeu aos questionamentos da jornalista Martha Mendonça sobre mobilidade urbana e a forma como poderia ser feita. “Não adianta a gente pensar de maneira isolada, individual. Aracaju é uma cidade plana que facilita, que não dificulta, tem tudo para ter uma mobilidade. Muitas pessoas acham que as cidades desenvolvidas são as que possuem muitos carros e na verdade cidade desenvolvida, são as que o transporte público é para todos, que as pessoas andam a pé”.

Bastante conhecido pela defesa do uso das bicicletas, Breno defendeu a construção de ciclovias de maneira ativa. “Nós precisamos ter as ciclovias de formas interligadas, a gente precisa do estudo da malha cicloviária para que as pessoas possam transitar sem precisar parar no meio do percurso e caso precisem possam ter alternativas para continuar. Sobre a mobilidade ativa, o maior problema da bicicleta, infelizmente, é a questão da segurança, pois muita gente não se sente segura”.

Abordado sobre a vacinação contra a covid-19, Breno defendeu os agentes de limpeza e catadores de materiais recicláveis. “Sou defensor dos agentes de limpeza, que são pessoas fundamentais nas nossas vidas e a gente não tem dimensão disso. É uma classe que é esquecida e a gente precisa lembrar disso, eles recolhem nossos lixos, mesmo em meio a pandemia, estão sempre lá, por isso a importância da vacinação. Também nessa linha, já fiz indicação sobre os catadores de materiais recicláveis que são pequenos, mas essenciais”.

Sobre o escoamento de água e utilização dos canais, o parlamentar explicou a real função. “Muita gente não sabe, mas o canal é para água de chuva, para drenagem, não é para esgotamento, mas o que acontece é que antigamente não existia estação de tratamento nas casas e muita gente fazia essas ligações e infelizmente ainda existe isso. Nós precisamos conscientizar as pessoas e acabar com essas ligações irregulares para que esse lixo não chegue aos nossos rios”.

Finalizando, o vereador citou algumas medidas que podem nos levar a costumes sustentáveis. “Só de você separar o lixo já é importante. Exemplos: óleo de cozinha, muita gente ainda deposita no ralo da pia, mas é errado, o melhor é colocar numa garrafa pet e procurar algum lugar de coleta. A gente precisa trazer essa conscientização e eu sempre digo que Aracaju tem tudo para ser referência nesse sentido”.

Fonte: Ascom CMA

O que você está buscando?