ACADEMIA LITERÁRIA EM AÇÃO por Domingos Pascoal

Domingos Pascoal, 12 de Junho , 2021 - Atualizado em 13 de Junho, 2021

registros para história
“Verba volant, scripta manent” 

A ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE RIBEIRÓPOLES realizou, no último sábado, dia 5 de junho de 2021, no auditório do Colégio Isaac Newton, em Ribeirópolis, de forma presencial e virtual, o lançamento dos livros:
Procelas do Caminho, do Pe. Denivaldo dos Santos.
Sonho de Menina, de Maria Rejane de Oliveira Santos.
Mulheres Fantásticas, de Marineusa Santos Menezes Lima.
Freguesia de Ribeirópolis, de Odair José da Silva.
Academia de Letras e Artes de Ribeirópolis, uma coletânea com textos de todos os neoacadêmicos: Antônio Francisco de Jesus – Saracura, Arisilda Santos Lima Melo, Carlos Roberto de Jesus, Domingos Pascoal de Melo, Hélio de Souza Oliveira, Jeane Dias Monteiro Oliveira, José Milton dos Santos Filho, Josenilson Santos, Letícia Santos, Márcia Rejane de Oliveira Santos, Marcondes Portela Santos, Maria Inês dos Santos, Maria Salete da Costa Nascimento e Marineusa Santos Meneses Lima.
Uma explicação: A Academia de Letras e Artes de Ribeirópolis ainda está em processo de formação. A este grupo, acima relacionado, se somarão mais alguns ilustres filhos de Ribeirópolis, interessados no movimento academicista e literário, que tantos resultados positivos têm produzido nesses últimos dez anos, em muitas cidades e no estado de Sergipe.
O acontecimento acima relatado, lançamento de cinco livros, é uma mostra clara do efeito que tem uma Arcádia Literária num município, estado ou país.
A exposição da primeira obra já é motivo de muita alegria e realização para qualquer pessoa que se aventure na arte de escrever e publicizar suas inquietações. Há quem afirme, com alguma razão, que o ato de escrever e mostrar ao mundo, pela primeira vez, suas fantasias, é comparado ao prazer de assistir ao nascimento de um filho.
Pensando por essa ótica, podemos compreender o valor e o significado dessa histórica ação acontecida no sábado, dia 5 de junho de 2021, no auditório do Colégio Isaac Newton, em Ribeirópolis, Sergipe.
Naquele dia, não foi lançado um livro apenas, foram revelados quatro escritores e uma antologista, iniciantes – que nunca haviam publicado e e nem organizado nada - quatro novos escritores e uma organizadora de livro compartilhado foram revelados para fazer a diferença e auxiliar na circulação do conhecimento. E, como sabemos, o conhecimento só tem valor se transmitido de uma pessoa para outra. De modo que o livro é, sem dúvida, o veículo mais indicado.
A Antologia da Academia de Letras e Artes de Ribeirópolis (ALAR) teve a organização da professora Márcia Rejane Oliveira Santos. E, por último, registre-se que os livros, ora lançados, foram todos custeados pelo fomento governamental da Lei Aldir Blanc, numa união com os futuros membros da Academia de Letras e Artes de Ribeirópolis.
A sessão presencial, teve como mestre de cerimônia o jornalista Franklin Andrade e foi prestigiada pelas ilustres presenças do ex-prefeito e ex-deputado estadual Dr. Antônio Passos Sobrinho, do deputado estadual Georgeo Passos, da professora e teóloga Arisilda Melo, do padre Denivaldo dos Santos, da vice-prefeita Maria Carvalho dos Anjos (Maria de Nelson), da ex-secretária de Estado e ex-prefeita de Ribeirópolis, a psicóloga Regina Passos e das professoras Cássia Maria, Letícia Santos, Marineusa Santos Meneses Lima e Márcia Rejane Oliveira Santos.
*DPascoal

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc