Simone Leite (por Antonio Samarone)

Redação, 12 de Junho , 2021

A Saúde Pública perdeu Simone Maria Leite Batista (64 anos). Não foi a Pandemia.

Simone Leite é da turma de enfermagem da UFS, de 1980. A mesma turma de Marta Barreto, Eurídes, Alzira e Rosavina. Uma safra de enfermeiras que abraçou a Saúde Pública.

O Secretário da Saúde (no Governo Augusto Franco), Dr. José Machado de Souza, quando conheceu Simone Leite, altiva, destemida, sonhadora, comprometida com o povo pobre, não teve dúvidas, nomeou-a diretora do Centro de Saúde Serigy, o maior e mais importante de Sergipe.

Em seguida, Simone foi transferida para o Centro de Saúde Fernando Sampaio, no Castelo Branco, onde dinamizou as ações sanitárias, com participação popular, no início da década de 1980. Foi o embrião do Sistema Único de Saúde.

O Controle Social dava os primeiros passos no Conjunto Castelo Branco, em Aracaju.

Como dizia o poeta: se alguém duvidar do que eu estou contando, eu digo prudente: “meninos, eu vi!”

Com a chegada de Jackson Barreto à Prefeitura de Aracaju (1985), Simone compôs a equipe gestora da Saúde, coordenando a Primeira Conferência Municipal de Saúde (1986).

Simone nunca descansou, nunca esmoreceu, nunca desistiu. Ela enquadrava-se entre os “imprescindíveis”, do poema de Bertolt Brecht. (Hay hombres que luchan un día Y son buenos...)

Simone nunca renunciou aos seus princípios. Às vezes intransigente, mas sempre verdadeira. Quando se procurava alguém competente para assumir as tarefas mais trabalhosas, Simone Leite dizia, presente.

Simone Leite organizou e liderou o Movimento Popular de Saúde (MOPS), em Sergipe. A mais antiga e atuante organização da sociedade, em defesa da Saúde Pública. Eu sempre levei os meus alunos de medicina da UFS, para participar das práticas integrativas do MOPS.

No momento, Simone Leite era membro titular do Conselho Nacional de Saúde.

Na condição de Sanitarista e pesquisador da história da Saúde Pública em Sergipe, afirmo sem receio de exagero: Simone Leite foi uma das luminares da Saúde Pública em nossa Província.

Enfermeira sanitarista e aguerrida defensora da qualidade dos serviços públicos de Saúde.

Meus sentimentos aos familiares e a minha sincera homenagem a enfermeira Simone Leite.

Perdemos uma grande personalidade da Saúde Pública em Sergipe.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc