Vereador Vinicius Porto destaca ação educativa sobre transporte de crianças em motocicletas

Redação, 15 de Junho , 2021 - Atualizado em 15 de Junho, 2021

 

Em vigor desde o dia 12 de abril, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contemplam novas medidas de segurança para o transporte de crianças em motocicletas. Em Aracaju, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem promovendo diversas blitzes em caráter informativo e também preventivo sobre as novas regras. É o que ressalta o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto (PDT) ao frisar a importância do trabalho de conscientização realizado pelos agentes municipais junto aos motociclistas.

“Para quem tem crianças em casa, saber a forma correta e dentro da lei de levá-las em segurança é fundamental. Certamente as novas regras significam mudanças substanciais na rotina, mas a segurança vem em primeiro lugar”, avalia o parlamentar.

A nova lei também aumenta a idade mínima para o transporte de crianças em motocicletas. Até então, era proibido transportar criança menor de sete anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.

Agora é proibido transportar criança menor de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança. Vale lembrar que o deslocamento feito por motocicleta exige o uso do capacete de segurança de tamanho adequado, com viseira ou óculos protetores para piloto e passageiro, conforme artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro.

O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara alerta que a nova regra de trânsito já está em vigor e por isso, a legislação deve ser respeitada. Quem transporta criança menor de dez anos em motocicleta, motoneta ou ciclomotor está sujeito a multa de R$293,47 (infração gravíssima) e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

Por: assessoria 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc