Espelho de Luz. (por Antonio Samarone)

Carlos Eloy, 17 de Junho , 2021 - Atualizado em 17 de Junho, 2021

 

O município alagoano de Jaciobá tem uma relação iluminada com Sergipe. Sempre nos enviou os seus melhores cérebros. Ao longo da história, o pão-de-açucarense tem se destacado na vida sergipana.

No início do século XX, Antonio Xavier de Assis desembarcou em Aracaju, aos 29 anos. Tipografo, Jornalista, livreiro, editor, empresário, político, intelectual da educação, um homem de sete instrumentos, que fez história em Sergipe, deixando um cabedal intelectual expressivo e construindo uma importante família.

Xavier de Assis saiu de Pão de Açúcar aos nove anos, órfão de pai e mãe, e foi ganhar a vida como aprendiz de tipógrafo em Penedo. Aos 18 anos já era dono de Jornal. Um autodidata.

Foi lá que fez amizade com o sergipano Josino Odorico Menezes, fundador do Clube Republicano de Penedo. Josino Menezes foi o mais arejado e progressista governador de Sergipe, na República Velha.

Josino Menezes era filho de Joaquim Anastácio, um combativo líder republicano de Laranjeiras, não descendia dos senhores de baraço e cutelo. Talvez por isso, seja um grande esquecido dos historiadores e memorialistas sergipanos.

Desconheço uma tese, uma biografia, um estudo sobre Josino Menezes, o pouco que se sabe, está nos clássicos de Armindo Guaraná e Epifânio Dórea. Em sua passagem por Sergipe,

Oswaldo Cruz, em passagem por Sergipe, deixou uma bela carta de reconhecimento e elogios ao grande Josino.

Mas o personagem desse texto é Xavier de Assis.

A amizade com Josino, trouxe Xavier de Assis para Aracaju. Dono de livraria e editora, Xavier de Assis, encantou os bem-nascidos de Sergipe. Rapidamente, aglutinou em torno de si a modesta intelectualidade sergipana.

Recém-chegado, Xavier de Assis foi eleito Prefeito de Aracaju (1904 – 1906), realizando uma gestão primorosa no embelezamento da cidade.

Cem depois, outro filho de Pão de Açúcar, Edvaldo Nogueira, Governa Aracaju há um bom tempo.

Xavier de Assis foi Inspetor de Educação, cargo relevante na vida educacional do Estado.

Como se não bastasse, Xavier de Assis foi membro fundador e o primeiro Presidente, do Centro Operário Sergipano (1911), o embrião dos sindicatos de trabalhadores, em Sergipe.

Na atualidade, são naturais de Pão de Açúcar com destaque na vida sergipana, o psiquiatra e professor Hamilton Maciel, a dra. Tereza Nogueira e o desembargador Netônio Machado. Sem esquecer a relevante família Vieira: Zequinha, Julião e Antonio Vieira (falecidos), Betânia e Itamar Vieira (vivos e atuantes).

Escrevendo às pressas, devo ter esquecido muita gente.

Ontem, em comemoração aos 150 de nascimento de Antonio Xavier de Assis, a Academia Sergipana de Educação lançou um livro sobre a sua vida & obra, com uma esclarecida conferência de Jorge Carvalho do Nascimento.

Vale a pena, a leitura dos textos de Xavier de Assis.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc