Obrigado, padre João!

Redação, 18 de Junho , 2021 - Atualizado em 18 de Junho, 2021


Com o coração entristecido, recebemos a notícia da morte do Padre João Batistade Oliveira, em decorrência das sequelasdeixadas pela COVID-19. João Batista, após várias passagens por paróquias como Sagrada Família (Sol Nascente), Santa Luzia (Barra dos Coqueiros), NossaSenhora da Conceição (Mosqueiro), e após tanto lecionar na rede estadual de ensino – um exímio professor, cultor da boa educação freiriana, que pretende incluir o contexto e o sujeito do educando como instrumentos da formação humana – esteve em Itabaiana, precisamente na Capela Santana, há mais de uma década, onde sempre fez o bem, num alinhamento Pastor- Ovelhas, constituindo sólida fraternidade.

 


 
Presença de qualidade, solidária, prestativa e discreta. Tons e sobretons de um servo de Deus a serviço da vida eda dignidade, sempre atento às realidades de opressão e de exploração, objeto de suas sábias reflexões, sob a forma de homilia. Por vezes, beirava a radicalidade, o que parecia assustar os mais desavisados, conformados com um senso de justiça mais ou menos. Era a sede de quem, como Moisés, sabia ver as causas do poderio faraônico em detrimento da dignidade humana. A proposta do Evangelho é Vida Plena para todos, desde a estada aqui, nesta esfera existencial, rumo ao Reino Definitivo.

 


 
Em todo o seu itinerário sacerdotal, viu-se nele um homem simples, desapegado,não afeito a honrarias, a reconhecimentos desmedidos. Autêntico em tudo o que fazia, Padre João – alhures incompreendido – fez de seu ministério um meio para servir, para colaborar, sem nada em troca exigir. Sua postura crítica era grande; seu coração, porém, enorme, e o conduzia a uma atitude de misericórdia e de fraternal convivência.

 


 
Era um leitor assíduo. Gostava de boa filosofia e de teologia, sociologia, antropologia, sempre antenado ao mundo da política; nunca se filiou a partido político ou se serviu de certas posturas para auferir vantagens para si. Seu ministério foi meio de serviço à formação cidadã, à capacitação das consciências, deixando-as prenhes de discernimento, sobretudo no ato sagrado de votar, livre e conscientemente.

 


 
À guisa dos grandes Profetas, pautou sua vida pelo anúncio/denúncia, pela simplicidade de quem se encontrou comDeus, tocando os lábios com a tenaz (Is 6, 1-16), de quem se mostrou (literalmente!) gago diante da missão ( Jr 1,4-10), ou de quem ouviu o leão rugir (Am 3,8) e, mais expressivamente, imitando o Mestre de Nazaré, que se despe do manto, cinge a cintura e lava os pés aos discípulos (Jo 13, 1-15). João Batista fez jus a seu nome e à vocação que recebeu. Era um fascinado pelo Reino, pela vida do povo, pelo anúncio qualitativo e profético do Evangelho. Sua firmeza impressionava.

 


 
A vontade de viver e de ver a vida de todos o fez lutar bravamente contra inúmeros problemas de saúde, quando enfrentou situações adversas, com uma coragem invejável. Quando tudo pareciatranquilo, sobreveio-lhe a chocante Páscoa de sua irmã, pela covid. A tristeza lhe invadiu o coração, mas não oabateu. Poucos dias depois, chegou a sua vez. Foi acometido do Corona, de sorte que fez seu êxodo para Aracaju prefigurou sua Páscoa Definitiva. Hoje, entrou no Reino, para receber de Deus arecompensa por tudo o que aqui lhe foi possível.

 


 
Obrigado, Pastor-Profeta, místico da Esperança, Anunciador do Reino, Educador da cidadania, Servidor do Evangelho. Deus o acolha. Vai com Deustomar parte no Reino que o Pai lhe preparou. Interceda por nós junto ao Bom Pastor.

 


 
Jerônimo Peixoto é filósofo, teólogo, advogado e pós-graduado em Metodologia Didática do Ensino Superior. É autor do livro "Memórias de um Cajueiro" e cordelista. Possui ampla atuação no campo religioso e social e também como palestrante.

 
 
Notícias da Arquidiocese


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc