Prefeito de Itabaiana Adailton Souza assina adesão ao Selo Unicef edição 2021-2024

Redação, 22 de Junho , 2021 - Atualizado em 22 de Junho, 2021


O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, assinou nesta segunda-feira (21) a adesão ao Programa Selo Unicef edição 2021-2024. Ele é o primeiro prefeito sergipano a assinar o termo dentre os 51 municípios sergipanos aptos a participar do Selo. A assinatura contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal, Rosilene dos Santos Souza, designada para exercer o papel de articuladora municipal do Selo UNICEF. 


Na atual edição, o reconhecimento de “Prefeito Amigo da Criança” será concedido aos 100 melhores prefeitos que avançarem significativamente nas políticas e indicadores de seus municípios. Deste modo, o município assume o compromisso de colocar os direitos das crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal. Tornando-se principais responsabilidades do município: 

•     Desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável; 
•    Realizar um processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência;
•    Qualificar as políticas de atendimento à primeira infância;
•   Estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre Executivo, Legislativo, Ministério Público e Organizações da Sociedade Civil, articulando a Rede de Proteção Integral às crianças e aos adolescentes;
•    Fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos, conselhos tutelares, setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; 
•    Ampliar os mecanismos de transparência e controle social.

Historicamente, Itabaiana tem sido referência no prêmio Selo Unicef. O município conquistou o título Selo Unicef edição 2017-2020. Para Adailton Sousa, “A educação é o principal combustível para o futuro. E eu assumi esse compromisso com cada itabaianense ao ser escolhido prefeito. Honrarei também a Valmir, que sempre teve como nota principal do seu governo o cuidado com a educação das nossas crianças”, ressaltou Adailton. 

O município recebeu o título pela 4ª edição consecutiva em 2020 e foi reconhecido por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana, receber este selo representou o compromisso do município. “Sempre enxerguei em nossas crianças e adolescentes, as sementes do futuro. E, por isso, desde que assumi o papel de administrar Itabaiana, me coloquei no compromisso de investir em educação e em políticas públicas eficazes, para reduzir as desigualdades sociais e garantir um bom futuro a todas elas e, consequentemente, a cidade”, disse Valmir.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc