Como recuperar a saúde dos fios após a queda de cabelo pós-covid

Jose Costa, 20 de Julho , 2021

A queda de cabelo pós-covid é uma queixa frequente entre as pessoas que já foram infectadas pelo vírus. Apesar de parecer simples, quando comparado aos outros sintomas da doença, a queda de cabelo assusta e mexa com a autoestima de muitas pessoas. Confira, a seguir, a explicação da dermatologista Dra. Mairam Steffen (CRM 204453 / RQE 78839) sobre as causas da queda pós-covid.

 

O que causa a queda de cabelo pós-covid

Segundo a dermatologista Mairam, a queda de cabelo pós-covid pode ser causada “pelo próprio vírus, pelo estresse da pandemia ou por deficiências vitamínicas”. Essas causas são chamadas de eflúvio telógeno, uma condição caracterizada pelo aumento da queda capilar após algum pico de estresse, como, por exemplo, a perda de algum familiar, uso de medicamentos ou perda significativa de peso.

 

A dermatologista explicou que “a queda de cabelo pós-covid começa a acontecer de forma precoce. Enquanto o eflúvio telógeno normal acontece cerca de 3 a 4 meses após o gatilho, no caso do covid, a queda de cabelo pode ser percebida cerca de 30 a 40 dias após a infecção”. Por fim, Mairam destacou que a perda dos fios “tende a acometer homens e mulheres da mesma forma”, mas as mulheres acabam notando mais por conta da vaidade e cuidado com o cabelo.

 

Além disso, um artigo recente (1) apontou os picos de febre e o estresse com a covid como as principais causas para essa queda de cabelo, ou seja, esses são os fatores que desencadeiam o eflúvio telógeno temporário.

 

Como tratar a queda de cabelo pós-covid e ter fios saudáveis

 

A dermatologista contou que “é possível recuperar o cabelo usando produtos tópicos, mas muitas vezes é preciso aliar algum remédio oral no tratamento”. Isso porque pode ser que algum outro fator esteja contribuindo com a queda dos fios.

 

Além disso, “a conduta mais comum para o tratamento da queda de cabelo pós covid é identificar o gatilho, realizar exames complementares e aliar o uso de soluções tópicas com uma alimentação adequada ou até mesmo realizar a suplementação de vitaminas e minerais”(1).

 

Dessa forma, Mairam destacou a importância de procurar um médico dermatologista ao notar a queda de cabelo pós-covid. Com isso, é possível acelerar a melhora da perda dos fios, pois logo dará início ao tratamento adequado.

 

A queda de cabelo é um sinal de que algo não está funcionando bem no organismo e claro, mexe com a autoestima de muitas pessoas, afetando diretamente na qualidade de vida. Então, não deixe de buscar ajuda médica ao notar um aumento na queda dos fios. E para cuidar bem das madeixas, saiba mais sobre o crescimento capilar.

 

 

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/queda-de-cabelo-pos-covid/ - Escrito por Gabriela Naomi - ISTOCK

O que você está buscando?