Sergipe tem seminário em defesa do SUS

O evento para conselheiros de saúde e população sergipana fez parte do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS

Redação, 24 de Julho , 2021

Durante duas horas e meia, na última quinta-feira, 22, aconteceu o Seminário em Defesa do SUS para conselheiros de saúde e população sergipana, de forma online, com debates para o fortalecimento do SUS.

O evento fez parte do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS - segunda edição - que é uma realização do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Assessoramento Popular (Ceap), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A enfermeira, conselheira nacional e estadual de saúde, Shirley Morales, representou Sergipe no debate com a representante da Mesa Diretora do CNS, Priscilla Viégas; o médico e professor da Universidade Federal da Paraíba; o coordenador da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), Delmiro Freitas; e o mediador do encontro, representante do Ceap, Henrique Kujawa.

Segundo Shirley Morales foi um evento extremamente importante porque foca na formação, ou seja, na educação dos conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais, além da população em geral que valoriza o Sistema Único de Saúde.

"Primeiro houve as oficinas e agora o encerramento com o seminário. Foi trazido um pouco da história do controle social e do panorama político social em torno da saúde no nosso país, como a questão do financiamento das políticas públicas e os desafios sociais e econômicos trazidos pela pandemia, além das dificuldades dos trabalhadores de saúde perante esta crise sanitária. São temas que precisam de reflexão e debates para ressignificarmos a nossa vida após a pandemia da Covid-19. Pois, como foi reforçado no encontro, precisamos de vacina no braço, comida no prato e livro nas mãos dos brasileiros", ressaltou.

No último dia 6 de julho, houve a Oficina de Formação para conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais que atuam no SUS.

Fonte: Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc