Detran, CPTran e IML alertam para a quantidade de vítimas de acidentes com motocicletas em SE

Este ano, já foram registrados 117 casos de morte envolvendo colisão com motocicleta e 34 óbitos envolvendo quedas

Redação, 27 de Julho , 2021

Nesta terça-feira (27) é celebrado o Dia do Motociclista. Assim, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os riscos de acidentes e de mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SE), a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Instituto Médico Legal (IML) realizaram uma ação educativa na manhã de hoje, na avenida Ivo do Prado, em frente ao Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

O diretor do IML, Victor Barros, detalhou os números registrados no estado, visando alertar sobre os perigos do não cumprimento da legislação de trânsito. “De janeiro até aqui, já foram registrados 117 casos de morte envolvendo colisão com motocicleta e 34 óbitos envolvendo quedas. Fora isso, tivemos até o momento 230 exames periciais com finalidade de DPVAT e 34 exames periciais com finalidade de inquérito policial. É um número bastante alto e preocupante, principalmente partindo do pressuposto que mortes traumáticas podem ser evitadas, se a questão da prevenção estivesse sendo posta em prática”, enfatizou.

O coordenador da Educação para o trânsito do Detran, Lacerda Júnior, também evidenciou o número alto de acidentes envolvendo motociclistas e ressaltou a importância da conscientização nesta data. “Hoje é o Dia do Motociclista e por conta deste dia resolvemos intensificar o trabalho de educação para o trânsito, já que percebemos, a partir das estatísticas, que o número de acidentes com motociclistas tem aumentado bastante. O Detran, preocupado em diminuir esse número de acidentes, está intensificando esse trabalho para diminuir esses índices alarmantes”, salientou.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Centran/SE), Fabrício Alcântara, reiterou a necessidade da união de esforços entre as instituições para reforçar a importância do cumprimento da legislação de trânsito para  a preservação de vidas. “É uma ação muito importante, em parceria com todos os órgãos envolvidos, para tentarmos passar a mensagem de que é importante seguir as regras de trânsito. Seguindo a legislação, conseguimos ter uma redução na quantidade de acidentes e de lesionados no trânsito. A motocicleta é um veículo muito vulnerável então se faz necessária essa ação constante para conscientização da população”, acrescentou.

O cabo Thiago Damasceno, da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), relembrou que a pandemia fez aumentar o número de deslocamentos de motocicletas e que se faz cada vez mais necessária a conscientização sobre o trânsito seguro. “Estamos tentando alertar os motociclistas para os números, que mesmo diante da pandemia, a quantidade de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito tem aumentado. Tanto o número de acidentes, quanto de óbitos. Estamos aqui hoje para alertar sobre os cuidados no trânsito”, concluiu.


Fotos: Detran/SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc