Pesquisa da USP mostra situação de trabalho de comunicadores brasileiros no contexto de 1 ano da pandemia de Covid-19

Estudo do CPCT, realizado em abril, contou com 994 respondentes do país todo e do exterior; relatório pode ser consultado no site do grupo

Redação, 01 de Agosto , 2021 - Atualizado em 01 de Agosto, 2021


Acaba de ficar pronto o relatório da pesquisa Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia da Covid-19... 1 ano e 500 mil mortes depois, promovido pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), que é vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O estudo, realizado entre 5 e 30 de abril último, exatamente um ano após a primeira investigação organizada em 2020, contou com o apoio de 26 instituições e entidades profissionais, acadêmicas e científicas da área de comunicação.

Foram coletadas no período respostas de 1.018 pessoas. Após verificação, houve a validação de 994 respondentes – espalhados por todos os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de dois comunicadores que vivem no exterior (México e Holanda).

“As respostas compõem um conjunto de informações sobre as rotinas de trabalho, as condições em que são realizadas, as dificuldades, os desafios e os temores dos profissionais que atuam na área de comunicação. Estamos falando de profissionais que trabalham no jornalismo, na comunicação das organizações de diferentes perfis, instituições públicas e privadas, internamente ou via agências de comunicação e de publicidade, prestando serviços também a personalidades, autoridades e empresas de mídia", conta a professora Roseli Figaro, que é coordenadora do CPCT.

Em comparação à pesquisa de 2020, ocorreu um aumento de mais de 78% de participantes – em abril do ano passado foram 557 respondentes. Desse público inicial, 23% responderam ao novo questionário.

Entre outros dados, a investigação atual apresenta o seguinte cenário:

·         59% dos respondentes são mulheres

·         68% das pessoas declaram ser de cor branca; pardos são 20% e pretos, 9%

·         35% dos trabalhadores têm entre 31 e 40 anos

·         170 profissionais moram sozinhos; 276 com até uma pessoa e 251 até com outras duas

·         49% são solteiros e 58% não têm filhos

·         513 profissionais têm pós-graduação e 528são graduados em Jornalismo

·         A grande maioria (894) exerce trabalho remunerado; 100 comunicadores não têm, no momento, atividade remunerada

·         257 trabalhadores ganham entre 2 e 4 salários mínimos (entre R$ 2.200 e R$ 4.400)

·         68% atuam exclusivamente no sistema home-office

·         WhatsApp e e-mail são as ferramentas mais usadas no trabalho

·         Houve aumento da jornada e do ritmo de trabalho em relação ao período anterior à pandemia

·         Para 61% dos respondentes, as despesas com o trabalho aumentaram, sendo os principais gastos, respectivamente, com energia elétrica, alimentação e internet

·         68% dos comunicadores sofreram algum tipo de adoecimento, sendo que 165 tiveram Covid-19

Segundo Roseli Figaro, os comunicadores são requisitados e fundamentais nas atividades que desempenham nas mais diversas esferas de atuação. "Neste período de pandemia, o distanciamento social foi adotado como ação profilática principal para evitar ainda mais danos. O mundo do trabalho foi transportado para um universo paralelo de controvérsias sobre o que e como fazer para se manter a atividade laboral", afirma.

Exemplo disso são os dilemas envolvendo o modelo home-office, com a adoção do sistema misto de trabalho (presencial e remoto), que aparecem no relatório.

"Como realizadores de trabalho essencial para a sociedade, os trabalhadores da comunicação têm enfrentado todo tipo de dificuldades para manterem-se em atividade. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de repensarmos as formas de organização do trabalho, a urgência de condições dignas e sustentáveis para o exercício profissional e os necessários cuidados com a saúde física e mental desses profissionais", pondera a coordenadora do CPCT.

Acesse a íntegra do relatório da pesquisa, clicando aqui.

Informações para a imprensa:


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