Campanha Agosto Lilás chega às ruas de Rosário do Catete

Com o objetivo de alertar à sociedade para identificar e combater crimes contra a mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social fez uma caminhada e panfletagem pelas ruas da cidade

Redação, 16 de Agosto , 2021 - Atualizado em 16 de Agosto, 2021

Com o objetivo de alertar à sociedade para identificar e combater crimes contra a mulher, a Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu na manhã desta segunda-feira (16), uma caminhada e panfletagem pelas ruas da sede do município. A ação integra a campanha Agosto Lilás, mês que serve de alerta para conscientização da sociedade sobre a proteção à mulher.

Durante o encerramento do evento, na feira livre de Rosário do Catete, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Verônica Menezes, destacou a importância da mulher buscar espaços na sociedade. “Não existem impedimentos para a mulher realizar aquilo que ela deseja, pois somos empoderadas, capazes de tudo. Lutem e façam o que for necessário para alcançar o objetivo de vocês. Não existem limites para alcançarmos nossos objetivos. O combate à violência à mulher é uma realidade essencial para a preservação dos direitos. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento está à disposição para ajudar toda mulher que busca ajuda contra violência doméstica”, afirmou a secretária.

O Agosto Lilás também reforça os 15 anos da Lei Federal nº 11.340/2006, Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. As agressões contra as mulheres podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. As consequências são diversas e podem resultar em mortes, lesões, traumas físicos, agravos mentais e emocionais. Por sua importância, tramita no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 3855/20, que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher em todo território nacional.

A Central de Atendimento à Mulher, via 180, é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A central atende todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher e encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes, além de monitorar o andamento dos processos.

Durante toda a caminhada os participantes utilizaram máscaras faciais e álcool em gel para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). O número de participantes também foi reduzido para atender os decretos governamentais, que limitam a participação de pessoas em eventos abertos.

O vereador Rosivaldo dos Santos, o Dunga de Siririzinho, prestigiou o evento alusivo à campanha Agosto Lilás.

Por Keizer Santos

Fotos: Gustavo Silva

Prefeitura de Rosário do Catete


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc