Agosto Dourado: Prefeitura de Macambira realiza evento de incentivo à amamentação

“Amor que transborda em forma de alimento” foi o tema do evento deste ano, organizado pelas secretarias de Saúde e Assistência Social do município

Redação, 25 de Agosto , 2021

Agosto Dourado é o mês dedicado ao incentivo à amamentação. E, com o objetivo de conscientizar as mamães sobre toda a importância do ato para a sua própria saúde e o desenvolvimento saudável dos bebês, a Prefeitura de Macambira através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Assistência Social realizou um evento alusivo para as gestantes e puérperas do município. 

A ação aconteceu na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, na Clínica de Saúde da Família "Dona Caçula", com a presença dos gestores e participação dos profissionais das duas secretarias organizadoras. A abertura foi feita com muita música, voz e violão seguida da apresentação de uma peça teatral feita pelos agentes de Saúde e enfermeiras sobre os mitos e verdades da amamentação. 

Logo após, foram ministradas palestras a respeito do tema sob diferentes perspectivas. A nutricionista Jéssica Nascimento falou da alimentação saudável na amamentação; a psicóloga Deysiane Tavares, das pressões psicológicas durante o período; a fonoaudióloga Ana Cláudia Santos proferiu sobre "deglutição"; e a odontóloga Maria de Lourdes ressaltou a importância da amamentação para o desenvolvimento da face, assim como a importância da consulta odontológica no pré-natal. De forma educativa, as profissionais explicaram diversos tópicos relacionados a cada uma dessas questões e tiraram dúvidas das participantes. 

O prefeito Carivaldo Souza; a secretária da Saúde, Acácia Costa; a secretária da Assistência Social, Anamira Souza; e a coordenadora da Atenção Primária, Adralda Gama, explanaram sobre a satisfação em poder realizar esse tipo de ação que resulta em bem-estar e desenvolvimento para os macambirenses. “Nós convidamos as participantes do Programa Criança Feliz, e nosso objetivo foi contribuir para que elas possam passar por essa fase da melhor forma possível”, conta Anamira Souza. 

Na oportunidade, a secretária da Saúde contou de sua experiência pessoal: “Estou com um bebê de um ano, recentemente passei por esse período de amamentação exclusiva, e sei o quanto é difícil, mas ao mesmo tempo gratificante. É essencial termos não só o apoio de pessoas próximas a nós, mas também de profissionais que entendam as particularidades e diferentes dificuldades de cada uma de nós. Por isso, estamos aqui para ajudar essas mulheres com o melhor que podemos oferecer a cada uma delas através dos serviços disponibilizados pela Secretaria da Saúde e da Assistência Social. Esta ação também foi uma forma de dizermos que elas podem contar conosco.”, enfatizou Acácia Costa.

Houve ainda sorteio de brindes e coffee breack para as mamães presentes. Também participaram: o vice-prefeito Toinho do Trator, a chefe de gabinete Lenildes Meireles, a secretária de Educação, Alessandra Meireles, entre outros.

Vale ressaltar que todas as medidas de segurança contra Covid-19 foram rigorosamente respeitadas durante o evento. 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc