MEC lança plataforma Universidade 360°

A ferramenta, lançada nesta quarta-feira (1º), disponibiliza respostas com números atualizados e informações sobre a educação superior

Redação, 02 de Setembro , 2021

Governo Federal lançou, por meio do Ministério da Educação (MEC), a plataforma Universidade 360º Observatório da Educação Superior, uma ferramenta que fornece transparência de dados por meio de informações integradas das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes), disponibilizando indicadores acadêmicos, orçamentários e de gestão de pessoas das universidades federais.

O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube, e contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; do Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário; do secretário-executivo, Victor Godoy; e do secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas.

Milton Ribeiro ressaltou, durante a abertura do evento, que esse lançamento reforça a atenção que o MEC tem dado às universidades federais. “Essa ação reforça o compromisso e a parceria do MEC com as instituições de ensino superior, fortalece ainda mais a gestão profissional das universidades, amplia a capacidade de desenvolvimento de novos projetos, e reforça a capacidade de atuação dos órgãos de controle (...)”, disse o ministro.

Desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR), a plataforma Universidade 360º oferece condições para que toda a sociedade busque por informações sobre a oferta de ensino de graduação e pós-graduação, número de vagas, quantitativo de matrículas, indicadores de desenvolvimento acadêmico das universidades federais, qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, por meio de filtros dinâmicos e integrados.

Wanger Vilas Boas parabenizou o ministro da Educação e toda a equipe do MEC pela gestão e pelo apoio dado à Secretaria de Educação Superior (Sesu) no lançamento da Universidade 360º: “A ideia da plataforma é ser uma plataforma de serviço ao cidadão e aos órgãos de controle, auxiliando na gestão. Eu quero parabenizar o MEC pela gestão, pela forma como tem conduzido e dado condições de avançar na gestão, na governança e na gestão de risco (...)”, afirmou o secretário.

Saiba mais sobre a plataforma.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

O que você está buscando?