Queda da MP 1.045 gera problemas e FIES pede solução

MP garantia às empregadas gestantes, afastadas das atividades presenciais, o Benefício Emergencial custeado pela União

Redação, 09 de Setembro , 2021

Na tarde desta quinta-feira (9) o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Eduardo Prado de Oliveira, enviou um oficio para o Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, solicitando uma solução para problemas decorrentes da queda da MP 1.045, de abril de 2021, que garantiria às empregadas gestantes, afastadas das atividades presenciais, o Benefício Emergencial custeado pela União. 

A Lei nº 14.151, de 12 de maio de 2021, que determina o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública, está em vigor e seria amparada pela MP 1.045 - com a garantia do Benefício Emergencial - mas esta última foi derrubada pelo Senado.  

O presidente da FIES, ciente dos problemas econômicos que afligiram, e ainda afligem, a sociedade e o setor empresarial na pandemia da COVID-19, solicitou ao Ministro do Trabalho e Previdência uma solução para a queda da MP 1.045, que está atingindo também o setor industrial. 

“As micro, pequenas e médias indústrias e não diferente dessas, as suas correspondentes do comércio, serviços e mesmo empregadores domésticos, viram-se, de um para outro momento, obrigados ao pagamento das empregadas afastadas por força da gestação e sem condições de contratação de substitutos, igualmente assalariados, para os serviços que as suas atividades demandam, resultando disso uma avalanche de problemas para panificadoras, lanchonetes, armarinhos, sorveterias e residências e muitos outros empregadores, todos em situação pré-agônica, na fase mais crítica da crise econômica que vivenciamos.”, afirma o presidente da FIES. 

NIE/FIES


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc