Biblioteca Epiphanio Dória vai receber doação de Bíblia em Braille da Igreja Batista Betel de Sergipe

Redação, 12 de Setembro , 2021

Na próxima quinta-feira, 16 de setembro, às 10h, a Igreja Batista Betel de Sergipe entregará à sociedade sergipana a Bíblia em Braile. São 38 volumes produzidos pela Sociedade Bíblica do Brasil que serão entregues à Biblioteca Pública Epiphânio Dória.  A solenidade de entrega vai acontecer no Auditório da Epiphanio Dória com a presença de autoridades, representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, e população em geral. 

Para a professora e diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus, “a Biblioteca terá a missão honrosa de salvaguardar o exemplar da Bíblia em Braile, que passará a compor o nosso acervo, garantindo a acessibilidade daqueles que possuem deficiência visual, baixa visão ou cegueira. A Bíblia é o livro mais reeditado e mais lido do mundo. E também foi o primeiro livro publicado”, ressaltou Juciene. 

O Pr. Gerson Vilas-Bôas, presidente das 41 Igrejas Batistas Betel de Sergipe, disse que a Sociedade Bíblica do Brasil está produzindo diversos conteúdos e possibilidades de conhecimento da Palavra de Deus, como a Bíblia em Braile. “A Igreja Batista Betel de Aracaju resolveu comprar uma Bíblia em Braile e a ofereceu para leitura de todos aqueles que não sabem ver mas podem ler a Bíblia, que é viva e eficaz, mais penetrante que espada alguma de dois gumes e tem a capacidade de ver as intenções do coração e essa Palavra leva ao conhecimento e à experiência,  qualquer um, seja aqueles que têm olhos para ver ou aqueles que têm olhos mas não podem ver, mas podem ler e receber essa mensagem preciosa que, em última análise, não é a Bíblia em si, é a mensagem que é a Palavra, e a Palavra é JESUS!”, afirmou. 

No mundo, há mais de 39 milhões de pessoas que não enxergam. E essa realidade atinge mais de 528 mil brasileiros. Um dos objetivos da Sociedade Bíblica do Brasil é levar a Bíblia para todos aqueles que têm deficiência visual, promovendo sua inclusão e autonomia.  

Sobre a Sociedade Bíblica do Brasil

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano. Foi fundada em 10 de junho de 1948, no Rio de Janeiro.

Em 1954, a Sociedade Bíblica do Brasil deu início a um projeto audacioso: levar as Palavras Sagradas da Bíblia aos milhões de brasileiros com deficiência visual. Na época, ainda não havia tecnologia para imprimir em Braille no Brasil. Mas a SBB persistiu no seu intento usando recursos como o áudio ou importando textos bíblicos em Braille de outros países. Foi um longo caminho com muitos obstáculos e superações até alcançar a produção da Bíblia completa em Braile.

Em 30 de novembro de 2002, a Sociedade Bíblica do Brasil lançava a primeira Bíblia em Braille na língua portuguesa. Produzida na nova tradução, na Linguagem de Hoje, adota uma estrutura gramatical mais simples e contemporânea, facilitando a compreensão do texto bíblico pelas pessoas com deficiência visual alfabetizadas em Braille.

Esta iniciativa rendeu frutos. Já foram distribuídos mais de 236 mil publicações bíblicas em Braile. E atualmente, os volumes da Bíblia em Braille, são fornecidos gratuitamente pela Sociedade Bíblica do Brasil a todos os cadastrados no Programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, que recebem um volume da publicação a cada trimestre. Centenas de deficientes visuais já receberam a coleção completa com 38 volumes e milhares recebem o material regularmente.

Os benefícios dessa iniciativa podem ser percebidos em diferentes áreas. No aspecto cultural, pois muitos dos beneficiados se alfabetizaram e começaram a ler em Braile por causa da Bíblia. No aspecto espiritual, pois a mensagem bíblica trouxe a essas pessoas esperança e vontade de superar os obstáculos. E no âmbito social, trazendo inclusão e autonomia e, consequentemente, cidadania.

(Campanha PraCegoLer SBB - Sociedade Bíblica do Brasil ; História da SBB - Sociedade Bíblica do Brasil )


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc