5 alimentos que aumentam a testosterona de forma natural

Redação, 25 de Setembro , 2021 - Atualizado em 25 de Setembro, 2021


Você sabia que alguns alimentos estimulam a produção de hormônios? Por isso, controlar a nossa dieta é algo tão importante! Quando o homem fica com níveis baixos de testosterona, por exemplo, sintomas como enfraquecimento dos ossos, músculos, fadiga, depressão e até redução da fertilidade podem surgir com o tempo. Para evitar esse problema, nós listamos 5 alimentos que aumentam a testosterona de forma natural. Confira!

1. Castanha de caju tem grande concentração de zinco, mineral que estimula a produção de testosterona
Além de ser fonte de fibras, ômega 3 e outros nutrientes essenciais à saúde, a castanha de caju tem grande concentração de zinco, um mineral que estimula a produção de testosterona. Esse nutriente é importante para a produção de uma série de proteínas indispensáveis e costuma estar presente em suplementos voltados para o aumento de testosterona no corpo. Além da castanha de caju, existem outros alimentos fontes de zinco que devem fazer parte da dieta: ostras, camarão, sementes de linhaça e de melancia e leite integral.

2. Peixes ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e, consequentemente, os níveis de testosterona
Muita gente não sabe, mas o colesterol é o precursor da produção de testosterona. Ou seja, é muito importante montar uma dieta estratégica, que vise o aumento de colesterol "bom" (HDL) no organismo. Peixes como sardinha, salmão e atum, em especial, fornecem ômega 3 - ácido graxo essencial que diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom. Por isso, esses alimentos são muito indicados para aumentar a testosterona do corpo.

3. Cacau é fonte de zinco, ômega 6 e antioxidantes importantes
Aos amantes de chocolate, aqui vai uma boa notícia: o cacau, por ser fonte de zinco, ômega 6 e antioxidantes também é ótimo para a produção de testosterona. O mais indicado, nesse caso, é que você consuma o fruto in natura (para usufruir bem de todos os seus benefícios) ou então consuma chocolates mais amargos, como os 70% cacau. Essa é uma boa tática para quem quer aumentar a testosterona do corpo!

4. Abacate é fonte de gorduras boas que aumentam a produção de testosterona
O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração. Por isso, uma boa dica é incorporar o abacate à alimentação do dia a dia - você pode fazer vitaminas, pastas (como o guacamole), doces e até uma combinação abacate + ovo (lembrando que a gema também estimula a produção de testosterona). Fica a dica!

5. Alho combate o cortisol, hormônio do estresse que compete com a testosterona
Além de consumir alimentos que estimulam diretamente a produção de testosterona, você também pode apostar em nutrientes que ajudem de forma indireta. O alho, por exemplo, possui uma substância chamada alicina que combate o cortisol (conhecido também como o "hormônio do estresse"). O cortisol compete no organismo com a testosterona e, por isso, é importante que ele não fique em um nível muito alto. Por isso, a nossa dica é justamente recorrer ao alho com tempero e em diferentes receitas. Não tem erro!

 

 

Por: Conquiste sua vida 

O que você está buscando?