Senadora participa de assinatura de contrato para a construção de Casa da Mulher Brasileira em Sergipe

Redação, 19 de Outubro , 2021 - Atualizado em 19 de Outubro, 2021


Foto: Arthur Paganini

“É um dia histórico e estou muito feliz por ter contribuído para a realização de um projeto tão grandioso que é a construção da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe”. A declaração é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), após participar da assinatura do contrato entre o Governo de Sergipe e a Caixa Econômica Federal para a viabilização do empreendimento que será edificado em um terreno cedido pelo próprio Governo do Estado, nas imediações do Centro Administrativo, na saída de Aracaju.

Para esse projeto, Maria garantiu recursos de mais de R$ 6,7 milhões, frutos de suas emendas parlamentares.   “Fiz questão de ir à solenidade para, também, assinar esse contrato, antes de viajar para Brasília, por entender que essa é uma ação grandiosa e que garantirá assistência às mulheres violentadas. Essa é uma luta que temos abraçado ao longo da nossa caminhada, seja como primeira-dama, como secretária de Ação Social ou como senadora”, disse a democrata.

Maria do Carmo ressaltou que o modelo é muito bem aceito, pois promove atendimento multidisciplinar e acolhimento às vítimas de violência que, infelizmente, é algo estrutural e enraizado em todos os segmentos sociais. “Proteger as mulheres, é proteger as famílias”, afirmou a senadora, que tem pautado o seu mandato com ações voltadas ao combate à violência de gênero.

Ao comandar o evento, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse saber da necessidade de atender às mulheres e de dar continuidade ao que está previsto na Lei Maria da Penha. “Participo, portanto, de um ato como esse de coração aberto e bastante feliz”, comentou, ao garantir que “caso os recursos financeiros não sejam suficientes, a complementação será por meio do Governo do Estado”. Ele explicou que a gestão do espaço será compartilhada entre a União, Estado e o município, com apoio de instituições e referências técnicas voltados a políticas da mulher.

Estrutura

A secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues, explicou que a casa é a junção de serviços para fortalecer o atendimento. “A mulher que é vítima de violência já passa por uma rede de proteção, entretanto, essa rede está em lugares diferentes, desta maneira, a Casa coloca todos esses poderes e atores num mesmo local, pensando, evoluindo e humanizando esse atendimento e acolhimento da mulher”, esclareceu.

A Casa contará com a atuação de psicólogas, assistentes sociais, defensoras públicas e diversos tipos de profissionais, que integrarão, no mesmo espaço, serviços como: Apoio Psicossocial; Delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Ministério Público, Defensoria Pública; Serviço de Promoção de Autonomia Econômica; Espaço de cuidado das crianças – Brinquedoteca; Alojamento de Passagem; entre outros.

Toda a articulação para a sua operacionalização conta com o monitoramento da Câmara Técnica da Mulher, bem como do Conselho Estadual da Mulher, espaços importantes de assessoramento para a execução de políticas públicas para as mulheres. 

(Da Assessoria de imprensa da senadora Maria do Carmo Alves, com informações da Secom do Governo de SE)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc