CRAS I e Criança Feliz realizam ação voltada às gestantes de Itabaiana

O objetivo foi alertar sobre os cuidados necessários no período de gestação, amamentação e os cuidados preventivos ao câncer de mama

Redação, 20 de Outubro , 2021

Nesta quarta-feira (20) o Centro de Referência em Assistência Social de Itabaiana, em parceria com o programa Criança Feliz, promoveram um evento para gestantes relacionado à campanha Outubro Rosa. O objetivo foi alertar sobre os cuidados necessários no período de gestação, amamentação e os cuidados preventivos ao câncer de mama.

Segundo a coordenadora do Cras I, Rayane Mendonça, a iniciativa é de grande importância por debater com as gestantes diversos assuntos, ampliando o conhecimento, fortalecendo seus direitos e os vínculos familiares. “O evento alerta sobre o tratamento precoce ao câncer de mama. Acompanhamos as mulheres que estão entre 32 a 37 semanas de gestação. Elas também são acompanhadas pelo programa federal Criança Feliz, que atende crianças de 0 a 05 anos", explicou.

A assistente social do Cras, Icleia Chagas, explicou que a pandemia prejudicou o contato permanente com as gestantes assistidas, mas o objetivo agora é intensificar os encontros. “Entendo que as ações não devam ser somente no mês de outro, mas durante todo o ano, como são realizadas”, disse.

Para Adriana da Silva Ferreira, uma das gestantes assistidas pelo Cras, a ação é uma grande oportunidade para esclarecer dúvidas em relação à prevenção ao câncer de mama. “É importante a gente conhecer todos os procedimentos para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. O auxílio que recebemos também é essencial para nós”, afirmou.

A secretária de Assistência Social do município, Osanir Costa, comemorou o fato de, somente este mês, cerca de 20 gestantes estarem sendo acompanhadas pelo Centro. Ela também explicou que essas gestantes recebem visitas periódicas das assistentes sociais e psicólogas que buscam identificar a particularidade de cada uma.

“Realizamos essas visitas para saber da dificuldade de cada uma e, se não for da nossa alçada, encaminhamos para o setor competente. Realizamos eventos mensais para que estas mulheres recebam o melhor que pudermos oferecer em assistência. Este mês, devido a campanha do Outubro Rosa, além do acompanhamento que sempre fazemos, também estamos alertando sobre a importância da prevenção ao câncer de mama”, disse.

Durante o evento também houve atividades de alongamento e dança e, ao final dele, a distribuição dos kits para as gestantes.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc