No mês do vereador, conheça a história de Nitinho

Redação, 25 de Outubro , 2021


Foto: Gilton Rosas

O vereador em exercício mais experiente da Câmara Municipal de Aracaju possui 55 anos e preside o colegiado. 

Josenito Vitale, ou simplesmente Nitinho, nasceu em Aracaju, no dia 31 de março de 1966. É filho de José Alves de jesus e Benedita Vitale, possui 10 irmãos e é pai de dois filhos, Letícia e Leonardo.

Sua vida política iniciou de forma espontânea, por iniciativa dos amigos, devido ao seu jeito alegre, comunicativo e prestativo.

Ainda na infância ajudava as idosas da Rua de Simão Dias, onde morava, com a marcação de exames, consultas e tudo mais o que precisavam. Na sua trajetória de luta e em busca do pão de cada dia, levou a fazer carrego na feira, tomar conta de carros em frente a Unit do centro de Aracaju e vender blocos do Pré-Caju.

Sua primeira eleição aconteceu em 1992, não logrando êxito, apesar dos 812 votos. Quatro anos depois, em 1996, foi eleito vereador com 1.985 votos. De lá pra cá, Nitinho, perdeu outra eleição, no ano de 2000, apesar de votação expressiva. Mesmo sem mandato, Nitinho foi vender jornal e revista para a Câmara Municipal de Aracaju, sem se afastar do parlamento.

Em 2004, volta a Casa Legislativa sendo novamente eleito por voto popular. Atualmente, Nitinho está filiado no Partido Social Democrático (PSD), ocupando o cargo de presidente da Câmara Municipal de Aracaju desde 2017.

Fonte: Agência Câmara Aracaju

 

O que você está buscando?