Biblioteca Epiphanio Dória celebra Dia Nacional do Livro com programação especial

Redação, 28 de Outubro , 2021

De volta com suas atividades e eventos, a Biblioteca Pública Epiphanio Dória celebra o Dia Nacional do Livro, nesta sexta-feira, 29 de outubro, com uma programação diversificada. Exposição de Livros Raros e Especiais; Painel sobre a Trajetória do Livro; contação de história, exibição de filme e atividades recreativas acontecem a partir das 7h30. O Evento contará com a presença das Escolas Estaduais Miriam Melo e Valmir Chagas. A entrada é gratuita.

Na ocasião também serão inaugurados os laboratórios de informática da Bped, que serão destinados a realização de cursos na área de tecnologia, consultas e pesquisas dos usuários. 

O Dia Nacional do Livro é comemorado todo ano no dia 29 de outubro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810. A primeira impressão de um livro por Gutenberg foi a Bíblia. Inicialmente ele começou a produzir páginas com 40 linhas, mas o custo para isso era alto. Resolveu então utilizar 42 linhas em duas colunas por página. O exemplar foi escrito em latim e teve 1.282 páginas.

No Brasil, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Com a chegada da imprensa ao país, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Isso fazia com que muitos autores brasileiros optassem por imprimir suas obras em países europeus.

O que você está buscando?