Sergipe possui a menor carga tributária sobre o gás de cozinha do Brasil desde 2018

Redação, 29 de Outubro , 2021


Sergipe desponta no Brasil como o estado com a menor carga tributária sobre o gás de cozinha, isso graças à iniciativa do Governo do Estado, que desde o ano de 2018 reduziu a alíquota de 18% para 12%.

Essa alíquota também promoveu a competitividade do mercado sergipano frente a estados vizinhos, fazendo com que os revendedores instalados no estado não fossem prejudicados na concorrência com estabelecimentos da Bahia e Alagoas.

Embora haja um esforço do Governo do Estado para contribuir com a redução de preço para a população, os Estados não possuem poder legal para regular os preços dos combustíveis. O ICMS não é fator de regulação dos preços na venda ao consumidor e, portanto, não determina aumento ou redução do preço do botijão. A regulação dos preços do gás de cozinha no Brasil, assim como dos combustíveis em geral, é definida pela política de preços da Petrobras, influenciada pela paridade cambial e a cotação do petróleo no mercado internacional.

A cobrança do ICMS é feita levando em consideração o preço médio praticado pelo mercado com base em pesquisa quinzenal dos valores cobrados pelos revendedores: se houver queda no preço médio de venda ao consumidor, o valor de ICMS a ser cobrado (a “pauta fiscal”) acompanha essa queda.

Por: ASN


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc