Alunas da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana, são premiadas em Concurso Nacional de Curta-metragem

O concurso "Luz, Câmera e Educação Fiscal" é realizado pela Receita Federal em parceria com a Prefeitura de Santa Maria (RS)

Redação, 19 de Novembro , 2021

A Receita Federal em parceria com a Prefeitura de Santa Maria (Rio Grande do Sul) realizou a quarta edição do concurso “Luz, Câmera, Educação Fiscal” que “visa a seleção e premiação de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos.”

Equipes de até seis pessoas, formada por estudantes de ensino técnico ou graduação, orientados por professores poderiam enviar seus vídeos de até 5 minutos, nas categorias animação, ficção ou documentário. O tema do evento foi a função social e econômica dos tributos. Discentes e docentes de vários estados do país enviaram suas obras e uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal de Sergipe também enviou seu trabalho.

Com o vídeo “Cidade Transparente, Cidadão Contente”, as alunas Beatriz dos Santos Carvalho (Ciências Contábeis - Itabaiana); Nadianne Maria dos Santos Galvão (Sistemas de Informação - Itabaiana), Verônica de Jesus Mendonça (Ciências Contábeis - Itabaiana) concorreram ao prêmio nacional. A equipe foi multidisciplinar e ainda contou com uma integrante externa, a estudante de fonoaudiologia do Centro Universitário São Miguel (Recife), Carla Enrique Bizarria, como intérprete de libras. A docente que orientou o vídeo foi Nadielli Maria dos Santos Galvão, do departamento de Ciências Contábeis do campus de Itabaiana.

No vídeo, o grupo buscou trazer informações sobre o que são tributos e como o cidadão pode obter informações sobre a arrecadação tributária de seu município, bem como verificar como o valor está sendo investido em ações para a comunidade. O portal da transparência do município de Itabaiana foi colocado como exemplo no mini-documentário e a cidade foi posta em evidência. A equipe ainda contou com o apoio da biblioteca do campus que cedeu o espaço para gravações.

As estudantes apresentaram a importância da população acessar o portal da transparência para conhecer a situação de arrecadação e investimentos do seu município. A cidade de Itabaiana foi o ‘estudo de caso’ para a criação do vídeo e as alunas mostraram cenas da cidade e apresentaram o portal da transparência do município.

No dia 18 de novembro de 2021, às 14h, através de uma cerimônia virtual foram divulgados os vídeos premiados. E o esforço da equipe foi coroado com a premiação em 5º lugar no concurso! Na ocasião a discente Nadianne Galvão, que esteve na função de diretora do vídeo, representou a equipe trazendo um pouco de todo o trabalho realizado para criação do curta-metragem e fazendo os agradecimentos a Deus e aos familiares que apoiaram todo o processo.

Sem dúvida, essa é uma conquista não só das alunas, mas das famílias, dos departamentos que elas estão vinculadas. É também uma vitória de Itabaiana e de Sergipe!

Mais informações podem ser acessadas no site da prefeitura de Santa Maria http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/noticias/24121-cerimonia-de-divulgacao--4deg-concurso-nacional-curtametragem-amp34luz-camera-e-educacao-fiscalamp34

Você também pode assistir a premiação no link: https://www.youtube.com/watch?v=Fhn6dulWHnE e conferir o vídeo das meninas em https://www.youtube.com/watch?v=w8_C55rOtWE

 

O que você está buscando?