Novembro Azul: Prefeitura de Macambira promove ações de proteção à saúde do homem

Programação da Secretaria Municipal da Saúde ofertou exame PSA para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos

Redação, 24 de Novembro , 2021

No mês de conscientização sobre a saúde do homem, a Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou uma ação especial para o público masculino. 

Na última segunda-feira, 22, uma equipe de profissionais da Saúde esteve durante toda a manhã realizando exames e testes rápidos, além de orientá-los quanto a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata - tipo mais comum na população masculina -  e outras doenças.

A ação aconteceu ao ar livre, na praça central da cidade, onde foram feitos exames Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens a partir de 50 anos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aplicação de vacinas de rotina, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

“A prevenção pode mudar tudo. Quisemos demonstrar que cuidar da saúde também é coisa de homem, e que eles devem estar sempre procurando as unidades básicas para procedimentos simples, mas que faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Ficamos surpresos, inclusive, como eles aderiram bem à campanha e se fizeram presentes motivando assim os demais”, conta a secretária da Saúde, Acácia Costa.

O exame PSA requis alguns cuidados anteriores e, mesmo assim, 25 homens se dispuseram a participar tendo em vista a prioridade que é cuidar de si mesmo. Alguns dos quesitos foram: não ter relações sexuais durante os cinco (5) dias que antecedem a coleta, não realizar exercícios que causem impacto no períneo (a exemplo de andar de bicicleta, andar de moto, montar a cavalo, academia), caso tenha feito feito exame de próstata, é necessário aguardar cinco dias para o PSA e jejum (não obrigatório). 

“Esta campanha é super importante. O exame não dói, apenas uma agulhada para retirada de um pouquinho de sangue e que pode salvar a sua vida. Vocês, homens, não tenham medo, vamos nos prevenir porque a vida é boa, bonita e bela”, comentou um deles.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc